Com apoio do Sistema Agilis, suspeitos são presos e carro roubado é recuperado

17 de junho de 2021 - 18:07 # # # # #

Uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio da tecnologia do Sistema Agilis da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), prendeu dois homens e recuperou um carro roubado no bairro Floresta, Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. A ação aconteceu nessa quinta-feira (16).

Os agentes de segurança foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS) sobre suspeitos em um carro, armados e realizando assaltos no bairro Floresta e imediações. Com apoio de operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e informações do Agilis, descobriu-se a localização dos homens, iniciando uma perseguição policial.

Dois suspeitos foram rendidos em uma via da região. Francisco Henrique Santos Nascimento, 21 anos, e Yven da Silva Gonçalves, 20 anos, com passagens por tráfico de drogas e associação para o tráfico, foram presos em flagrante. Com uma consulta, os policiais descobriram que o veículo tinha sido roubado e os homens haviam adulterado a placa com uma fita isolante, para tentar fugir de abordagens.

A dupla foi autuada por roubo e encaminhada ao 7º Distrito Policial, no bairro Pirambu. A delegacia distrital mantém as investigações sobre o caso, bem como diligencia no intuito de localizar outros participantes do crime.

Agilis

Além da interação com o próprio Sistema de Videomonitoramento da SSPDS, que atualmente possui mais de 3.300 câmeras espalhadas em todo o Ceará, o Agilis detecta e exibe em sua interface pontos de capturas de veículos em mapa, com informações detalhadas e que subsidiarão os trabalhos das equipes policiais. Por meio da ferramenta, os policiais acessam o monitoramento de veículos que serão identificados em tempo real pelo sistema. Essa detecção ocorre graças aos sensores espalhados pelos territórios de interesse da segurança pública. As viaturas e as aeronaves dos órgãos de Segurança Pública do Ceará também poderão ser visualizadas em tempo real no sistema.

Outro ponto que merece destaque é a exibição de um mapa capaz de mostrar a circulação de um veículo em uma ocorrência e por um período desejado pelo operador, por meio do chamado “mapa de calor”. Todas essas atividades se unem a outras funções sigilosas e de inteligência presentes no Agilis. Falando de ações ostensivas, a ferramenta permitirá uma rápida resposta a crimes, em razão do envio de informações aos operadores da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que repassarão os dados de roubos e furtos de veículos, além de outros crimes, aos policiais que estão nas ruas. Ao tratar de investigação, as informações contidas no sistema permitirão chegar a alvos de delitos de forma precisa e rápida.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas também pelo número (85) 3101-2232, do 7º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.