Estrutura da Ciops/SSPDS é visitada por comissão técnica da Sejusp do Acre

25 de maio de 2021 - 17:42 # # #

Representantes do comitê de instalação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC) conheceram, nesta terça-feira (25), a estrutura da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Além de entender o fluxo de trabalho, a comissão foi apresentada ao Agilis, um sistema de integração para bancos de dados lançado recentemente pela pasta cearense.

Toda a estrutura foi apresentada pelo coordenador da Ciops, coronel Aristóteles Coelho, que classificou a visita técnica como positiva. “Nós apresentamos o funcionamento da Ciops e o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), além dos aplicativos desenvolvidos pela Cotic (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação) para o atendimento de urgência e emergência. Houve uma troca de informações que podem ser implantadas nos dois estados. Esse intercâmbio foi importante e positivo para todos”, disse.

A comissão conheceu todo o processo realizado pela Coordenadoria, desde a ligação até o encerramento de cada ocorrência. Durante a visita, os representantes da Sejusp receberam explicações sobre todos os procedimentos adotados. O modelo cearense deve nortear a criação do CICC no Acre.

“O Ceará é um centro de referência nacional de integração de informações e queremos levar essa experiência da Ciops para o Acre, onde vamos implantar o CICC, com referência nesse bom atendimento à população do modelo cearense”, detalha Bruno Rafael, agente de trânsito, representante do comitê de instalação do CICC.

Ciops

A Ciops, instituída por lei na estrutura organizacional da SSPDS, tem como missão centralizar e otimizar os serviços de atendimento de ocorrências de segurança pública e afins, no ambiente físico de todo o Estado, através do gerenciamento das ações e operações, principalmente como resposta às solicitações externas.

Agilis

Lançado em 20 de maio de 2021, na mesma semana em que a SSPDS completou 24 anos de existência, o Agilis é um sistema que incrementa o trabalho das Forças de Segurança no Estado com rápido envio de informações aos operadores da Ciops, que repassarão os dados de roubos e furtos de veículos, além de outros crimes, aos policiais que estão nas ruas. Ao tratar de investigação, as informações contidas no sistema permitirão chegar a alvos de delitos de forma precisa e ainda mais ágil.

Somente em abril deste ano, quando estava em fase de teste, o Agilis realizou 83 milhões de capturas de placas de veículos no Ceará. Neste mês, após a flexibilização das medidas restritivas de combate à Covid-19, a ferramenta realizou até o dia 19, mais de 97 milhões de leituras. No mesmo período, a tecnologia fez, em média, 216 mil leituras por hora, 3.600 por minuto e 60 por segundo. Em horário de pico, consegue ler simultaneamente até 300 placas por segundo.

Com integração de informações e base de dados, Agilis é lançado pela SSPDS como mais uma ferramenta de inteligência no combate ao crime