Forças de Segurança apreendem 18 armas e capturam 18 suspeitos em Sobral

27 de maio de 2021 - 18:19 # # # # # # # # # #

Ações integradas das Polícias Civil (PCCE) e Militar do Ceará (PMCE), em menos de 24 horas, resultaram em 18 armas de fogo apreendidas, além das capturas de 18 suspeitos envolvidos com homicídios, tráfico de drogas, roubo e organização criminosa em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Detalhes das ações policiais foram divulgados, na manhã desta quinta-feira (27), na sede da Delegacia Regional de Sobral.

As apreensões são decorrentes de ações desenvolvidas pelas equipes da PCCE, devido a investigações em curso, e da PMCE, durante ações de patrulhamento ostensivo e saturação na cidade. As apreensões ocorreram no bairro Nova Caiçara. Entre os presos está Eduardo dos Santos Oliveira (31), o “Eduardo Gardenal”, que já responde a procedimentos policiais por roubo e homicídio. As investigações apontam que o suspeito é o chefe de um grupo criminoso que atua na região. Ele também é suspeito de cometer um homicídio que vitimou um homem de 21 anos, ocorrido na madrugada dessa quarta-feira (26).

Após o homicídio, os policiais civis e militares iniciaram as diligências que resultaram na apreensão de um arsenal que estava em poder do grupo do qual ele faz parte e nas prisões de integrantes de organizações criminosas. No total, foram apreendidos 11 revólveres e sete pistolas, centenas de munições, além de aparelhos celulares, drogas e uma quantia em dinheiro.

Conforme o delegado regional de Sobral, Paulo Castro, o trabalho integrado das duas polícias foi fundamental para o êxito nas apreensões das armas e nas prisões dos envolvidos. “O resultado só demonstra a importância do trabalho integrado das forças de segurança, que desde o primeiro momento, trabalharam em conjunto buscando informações e provas que resultaram na prisão em flagrante de uma chefia da região”, explicou o delegado.

Paulo Castro afirmou ainda que a apreensão das armas representa um duro golpe contra os grupos criminosos atuantes na região. Ele disse ainda que as investigações continuam. “Cabe salientar que o trabalho investigativo continua e que essas armas apreendidas passarão por perícia e poderemos, inclusive, identificar o uso delas em homicídios ocorridos na região. Com um trabalho dessa natureza, enfraquecendo essas organizações criminosas, só quem ganha é a sociedade”, finalizou o delegado.

Trabalho ostensivo reforçado

O tenente-coronel Adriano Cavalcante, subcomandante do 3º Batalhão da PMCE em Sobral, confirmou que a instituição vem realizando operações sistemáticas, no sentido de coibir e prevenir ações delituosas em Sobral e municípios circunvizinhos. “Nestes últimos dias, notadamente, nós tivemos a Operação Apostos, desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e todas as forças amigas, no sentido de realizar cumprimentos de mandados de prisão, além de blitzen, barreiras, saturações e abordagens. Com isso, tivemos resultados significativos”, ponderou o tenente-coronel.

Já sobre a ação que resultou na apreensão das 18 armas, o subcomandante reforçou o trabalho integrado e a importância dele. “Essas ações têm por objetivo enfraquecer o crime organizado e proporcionar para a população a sensação de segurança que tanto almeja e espera receber pelos agentes de segurança. A Polícia Militar, aqui em Sobral, não trabalha diferente, tem realizado ações ostensivas diuturnamente para combater o crime. Nesse contexto, as forças de segurança de Sobral, tanto a PMCE como a PCCE, e porque não enfatizar o trabalho da Guarda Municipal de Sobral, estão de parabéns. Os resultados estão aí para mostrar que estamos no caminho certo e que na medida que essa parceria e integração se mantiver, tal como ocorre hoje, a população de Sobral e outros municípios, com certeza a cada dia, será contemplada com a sensação ainda maior de segurança”, finalizou Cavalcante.

Sobral recebeu a “Operação Apostos” no início da semana

Forças de Segurança do Ceará e órgãos parceiros integraram a primeira Operação Apostos no Interior realizada no município de Sobral, região Norte do Estado, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). Nos dias 24 e 25 de maio, órgãos de segurança, trânsito e fiscalização estaduais e do município de Sobral promoveram saturações e ações de fiscalização pelas principais vias do município. Os dois dias da operação resultaram em 723 abordagens em 31 bairros do município que estiveram no monitoramento das equipes. Além disso, foram realizadas 71 notificações e 35 apreensões de trânsito, 11 vistorias a estabelecimentos diversos, sete inquéritos policiais instaurados, três prisões e a apreensão de um adolescente.

Para o êxito da operação, os trabalhos envolveram mais de 100 servidores por dia nas ações integradas da Operação Apostos de Sobral. A ofensiva foi organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e contou com a participação de órgãos vinculados da SSPDS e parceiros. Em Sobral, as ações contaram com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), ambas da SSPDS; além das vinculadas Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), e parceiros como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Guarda Civil Municipal de Sobral.

Sobral teve mais de 700 abordagens e 31 bairros monitorados durante Operação Apostos