Sobral teve mais de 700 abordagens e 31 bairros monitorados durante Operação Apostos

26 de maio de 2021 - 16:55 # # # # # # # # # # # #

Forças de Segurança do Ceará e órgãos parceiros integraram a primeira Operação Apostos no Interior realizada no município de Sobral, região Norte do Estado, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). Nos dias 24 e 25 de maio, órgãos de segurança, trânsito e fiscalização estaduais e do município de Sobral promoveram saturações e ações de fiscalização pelas principais vias do município. Os dois dias da operação resultaram em 723 abordagens em 31 bairros do município que estão em monitoramento das equipes. Além disso, foram realizadas 71 notificações e 35 apreensões de trânsito, 11 vistorias a estabelecimentos diversos, sete inquéritos policiais instaurados, três prisões e a apreensão de um adolescente.

“A Operação Apostos foi muito importante para combater crimes na cidade de Sobral. As áreas do município foram detalhadas minuciosamente por meio de estudos da Supesp, que, diante de dados coletados e índices atualizados, contribuíram para a ação. A operação foi exitosa e o marco dela foi a integração entre as vinculadas, órgãos do município e forças amigas. A Apostos seguirá em outros municípios do Ceará, combatendo ações criminosas referentes a Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)”, ressaltou a delegada Socorro Portela, titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS.

Para o êxito da operação, os trabalhos envolveram mais de 100 servidores por dia nas ações integradas da Operação Apostos de Sobral. A ofensiva foi organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e contou com a participação de órgãos vinculados da SSPDS e parceiros. Em Sobral, as ações contaram com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), ambas da SSPDS; além das vinculadas Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), e parceiros como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Guarda Civil Municipal de Sobral.

Coibição das ações criminosas

Com o intuito de combater as ações criminosas referentes aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), as forças de segurança do Estado chegaram à cidade de Sobral antes da operação para desencadear a primeira edição da Operação Apostos no Interior do Ceará. As diligências ocorreram das 10h às 20h, no primeiro dia, e das 14h às 22h, no segundo.

As ações ostensivas da Apostos ocorreram em locais e horários escolhidos com base no mapeamento de áreas estratégicas a partir de dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O objetivo foi combater as ações criminosas nas regiões onde são registrados os maiores índices de crimes contra a vida – Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – e contra o patrimônio, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). Outro foco das ações é aprimorar um diagnóstico dos tipos de ocorrências em cada área e definir estratégias para a prevenção e combate ao crime.

Resultados da operação

Durante a segunda-feira (24) e a terça-feira (25), três pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido, envolvidos em ocorrência de furto, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Também ocorreram 71 notificações e 35 apreensões de trânsito, 11 vistorias a estabelecimentos diversos, sete inquéritos policiais instaurados, além de 723 abordagens foram realizadas na região.

Os trabalhos policiais se concentraram em abordagens a pessoas; veículos e estabelecimentos comerciais; cumprimento de mandados de prisão; monitoramento de suspeitos, fiscalização e verificação da regularidade de sucatas e barreiras para abordagem de veículos. Foram apreendidos, ainda, um revólver calibre 32 municiado, um revólver calibre 38, 35 veículos apreendidos pelo Detran, além de 71 infrações de trânsito lavradas. Foram mapeados também 31 bairros que tiveram ruas com muros pichados apagados.

Integração

O efetivo da operação em Sobral contou com a participação de cerca de 110 profissionais, cães farejadores da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) da Polícia Militar e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Delegacia de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil, além de 23 viaturas, uma van, uma ambulância, 17 motos, um carro de reboques e um helicóptero. As ofensivas tiveram como foco bairros escolhidos a partir de dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp/CE) da SSPDS.

Entenda a operação

A operação foi organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e contou com a participação de órgãos vinculados – Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) – setores operacionais da SSPDS – Coordenadoria de Inteligência (Coin) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) – e parceiros, a Guarda Civil Municipal de Sobral e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Apostos

A ação da SSPDS leva o nome de Apostos e significa Abordagens Policiais e Saturações Territoriais Ostensivas. De acordo com o significado no dicionário, a palavra Apostos significa: adjuntos, aplicados, atrelados, juntos, justapostos, ligados, sobrepostos. Também pode fazer referência à expressão “estar a postos”, que denota pronto para uma ação, uma atividade; atento e em posição.