SEGURANÇA PARTICIPATIVA: Secretário da SSPDS apresenta ações da gestão e novos projetos da segurança pública do Ceará

19 de maio de 2021 - 19:39 # # # # # # # # # # # # #

Na semana de aniversário de 24 anos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), além de celebrar mais de duas décadas de história, a pasta também promove a partir deste mês o seminário “Segurança Participativa”. Como parte das comemorações, a Secretaria fez o lançamento do ciclo de seminários na noite desta quarta-feira (19), com transmissão ao vivo pelo canal oficial da SSPDS no Youtube. O evento foi uma iniciativa da Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da SSPDS e contou com uma palestra do secretário, Sandro Caron, além da participação de Conselheiros de Defesa Social de mais de dez regiões do Estado.

Na abertura, Sandro Caron ressaltou o trabalho realizado nesses primeiros meses de sua gestão à frente da Segurança Pública do Estado desde setembro de 2020. O secretário anunciou a criação de três novas Áreas Integradas de Segurança (AIS). Hoje são 22, e agora, a SSPDS passa a contar com 25 territórios. “Anuncio três novas Áreas Integradas de Segurança que estão sendo criadas com foco na Região Metropolitana, além de operações recentes e permanentes criadas pela secretaria com foco na integração. Caucaia e Maracanaú serão contempladas com essas novas áreas”, explicou o secretário.

O mediador do seminário, tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador de Defesa Social da SSPDS destacou: “Esse seminário faz parte de um ciclo de seminários que serão realizados mensalmente, com temas alusivos à defesa social, cidadania, cultura social, entre outros temas importantes do universo macro da Segurança Pública.

Operação Apostos

A ofensiva leva o nome de Apostos e significa Abordagens Policiais e Saturações Territoriais Ostensivas. A operação tem o intuito de reprimir as ações criminosas referentes aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), bem como dar à população cearense uma maior sensação de segurança. O trabalho policial, que é coordenado pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, conta com a participação de órgãos vinculados e parceiros.

Na live, Sandro Caron, destacou que o trabalho integrado é importante para coibir os crimes que vem ocorrendo em Áreas Integradas de Segurança de Fortaleza. “Nosso maior objetivo é combater as ações criminosas nas regiões onde são registrados os maiores índices de crimes. Dessa forma, atuamos de forma permanente realizando abordagens em todos os bairros”, explicou.

Durante as ações da Apostos, os profissionais das Forças de Segurança e os agentes parceiros realizam abordagens e verificações de pessoas, veículos e espaços públicos. Além dos órgãos vinculados da pasta, como Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), participam também da operação, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

O Secretário falou ainda da operação Cerco Fechado, outras ações da Segurança Pública e queda de 30% na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) durante sua gestão. “Estrutura de ponta e equipamentos tecnológicos só dão resultado com uma polícia motivada, capacitada, comprometida e com postura policial. As operações e os esforços operacionais em áreas de riscos são estratégicas em regiões com maior concentração de crimes”, destacou.

Concursos

O secretário destacou também que a pasta vem adotando diversas medidas voltadas para os servidores. “O governador sancionou duas leis, aprovadas pela Assembleia Legislativa do Ceará, na última quinta-feira (13), que viabilizam a realização de concursos para as Polícias Civil e Militar e a Perícia Forense do Ceará. Ao todo, serão abertas 3.074 vagas para fortalecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança do Ceará, sendo 2.200 para Polícia Militar, 500 para a Polícia Civil e 170 para a Pefoce, além do chamamento de 204 aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros do Ceará”, explicou.

Ciclo de seminários da SSPDS

“Nos próximos seminários, a Secretaria vai trazer convidados escolhidos de acordo com o tema. Todas (as transmissões) serão abertas ao público e transmitidas pelo canal do YouTube da Secretaria. Teremos também o lançamento de uma ferramenta voltada para os conselheiros com um aplicativo de mensagens”, frisou Bernardo Aguiar no encerramento.

Os ciclos de seminários faz parte das ações da SSPDS e conta com apoio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes) e da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Secretaria A iniciativa tem como objetivo trazer temas que sejam importantes para a população, reforçando os laços de cooperação de órgãos da Segurança Pública com a sociedade.