Segurança e prevenção de acidente aéreo é pauta de atividade de vistoria da Ciopaer/SSPDS

13 de maio de 2021 - 14:15 # # #

Segurança de voo e prevenção de acidente aéreo estiveram em pauta na atividade de vistoria de segurança operacional promovida, nos últimos dias 11 e 12, pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na base da Ciopaer de Fortaleza. Participaram como vistoriadores, o coronel aviador José Roberto Mendes da Silva e a primeiro-tenente psicóloga Pollyana Maria Burégio de Andrade Lima, ambos do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Como parte integrante das atividades de vistoria, foram ministradas palestras de segurança de voo a todo o efetivo da Ciopaer. Os oficiais realizaram a atividade de prevenção com foco nas operações da Ciopaer, visando ao incremento da consciência situacional do efetivo. Dentre os temas abordados, foram destacados os aspectos inerentes ao Crew Resource Management (CRM), um estudo de caso, que foi dado ênfase à cultura organizacional no contexto da aviação.

Outro assunto apresentado nas palestras foi o Relatório de Prevenção (RELPREV), uma ferramenta proativa de segurança de voo prevista no manual de gerenciamento de segurança operacional da Coordenadoria. Essa ferramenta visa identificar os perigos associados à atividade aérea, permitindo a participação de todos os servidores no gerenciamento da segurança da unidade. Após o relato, a Ciopaer aplica uma matriz de gerenciamento de risco e verifica quais são as medidas que poderão ser adotadas.

O coordenador da Ciopaer, o coronel aviador da reserva, Darley Oliveira de Sousa, enfatizou a importância desse momento. “A atividade de prevenção de acidentes aeronáuticos é de fundamental importância para que a Ciopaer possa desempenhar suas missões. Pelo engajamento do público interno, há um incremento do desempenho da segurança operacional do esquadrão e isso se traduz em maior disponibilidade das aeronaves e em melhor serviço prestado pelos Jangadeiros do Ar à sociedade cearense. Esta é a marca da nossa gestão: prestação de um serviço de excelência, com alto índice de segurança de voo”, destacou.

Excelência no ar

Com 25 anos de atuação nos ares do território cearense, a Ciopaer é a maior unidade de aviação estadual do Norte/Nordeste, sendo considerada a maior operadora de aeronaves biturbina e homologadas para voo por instrumentos entre os órgãos estaduais brasileiros. Ela também é considerada como a operadora com serviço aeromédico público mais bem executado do País. São quatro bases fixas, instaladas em Fortaleza, em Juazeiro do Norte, em Sobral e em Quixadá.

A coordenadoria dispõe de dez aeronaves, sendo nove helicópteros (um EC130 B4, dois AS350B2 esquilo, três Airbus EC135 e três EC145) e um avião modelo Cessna 210. Profissionais de segurança pública e da saúde compõem o efetivo da unidade aérea, entre pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e apoio solo, além de 20 profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará.

Além de operações policiais e do aeromédico – que é referência no Brasil – os profissionais da Ciopaer estão habilitados a cumprir ações de prevenção e repressão de crimes nos quatro cantos do Ceará, agindo também em ações de monitoramento de açudes, barragens, florestas, no combate a incêndios, no mapeamento de zonas urbanas para traçar políticas públicas, que contribuam para a diversidade de espécies da fauna e flora nativas, bem como para população que depende do habitat natural para sobreviver. As missões da tripulação da Ciopaer incluem ainda resgate de vítimas de afogamentos e o salvamento de pessoas em áreas isoladas de difícil acesso.