Lavagem das mãos é medida de prevenção segura para evitar infecções

5 de maio de 2021 - 10:24 # # # # # #

Quando se trata de prevenção de infecções, especialmente aquelas que se espalham por meio de gotículas de tosse ou espirro, como a Covid-19, a higienização das mãos é sempre uma medida eficaz para a população, além do uso de máscara e distanciamento social. Em suas diretrizes sobre como prevenir a infecção pelo coronavírus, a OMS declarou que todos devem “lavar as mãos frequentemente com sabão e água”. Ainda assim, algumas pessoas continuam a duvidar que algo tão simples quanto a higiene pessoal básica possa ter algum efeito preventivo e de impacto na saúde coletiva.

Uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, explica que a lavagem das mãos é eficaz no contexto de uma pandemia, mostrando que esse ato simples pode retardar a propagação de doenças infecciosas. Publicado na revista Risk Analysis, o estudo usou modelagem epidemiológica e simulações baseadas em dados para determinar como a melhor higiene pessoal pode afetar a taxa de transmissão de doenças. Dessa forma, manter as mãos limpas pode evitar a infecção e a transmissão de diversas doenças.

Alguns momentos no decorrer do dia, a higienização é importante para evitar um possível contágio viral, como em locais públicos, após ter tocado superfícies que possam ser frequentemente tocada por outras pessoas, como maçanetas, mesas, carrinhos de compras ou caixas registradoras entre outros locais de uso comum; antes de tocar nos olhos, boca e nariz; antes e após as refeições; depois de tossir ou espirrar; e após usar o banheiro. Essas são algumas das situações rotineiras em que é importante a lavagem das mãos ou utilização de álcool em gel, principalmente, quando não seja possível a lavagem.

Estudos recentes apontam também que a lavagem das mãos pode reduzir cerca de 20% das doenças respiratórias na população. E isso não é diferente com a Covid-19, além das medidas sanitárias de distanciamento social e uso correto da máscara.

Passo a passo para a lavagem correta das mãos

1.Retirar todos os acessórios, como anéis, relógios e pulseiras, antes de lavar as mãos;
2. Aplicar o sabão e friccionar as mãos;
3. Ensaboar as mãos esfregando-as bem com o sabão. Lavar a palma das mãos, entre os dedos, debaixo das unhas e punhos;
4. Esfregar as mãos por pelo menos entre 20 segundos;
5. Enxaguar bem as mãos em água corrente limpa;
6. Por último, secar as mãos com um papel toalha. Com o mesmo fechar a torneira. Todo processo deve durar cerca de 50 segundos.