Secretário da SSPDS participa de reunião virtual com representantes do Consesp

28 de abril de 2021 - 17:27 # # #

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) participou, na tarde desta quarta-feira (28), de uma reunião virtual com representantes do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp). O encontro foi acompanhado pelo gestor cearense por videoconferência, na sede da pasta, em Fortaleza, e reuniu os chefes das pastas de 20 estados brasileiros, entre eles o presidente do Consesp e secretário de Segurança de Tocantins, Cristiano Sampaio. Tratativas pertinentes às forças de segurança de toda a Federação foram debatidas.

“Nós tivemos essa reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança em que foram discutidos pontos de extrema relevância para a Segurança Pública. Foram tratadas as questões da vacinação dos policiais e bombeiros em todo o Brasil, e também os critérios para o rateio do Fundo Nacional de Segurança Pública”, destacou Sandro Caron.

A vacinação dos profissionais de segurança tem sido tema recorrente nas reuniões do Consesp, uma vez que por se tratar de um serviço essencial, não houve alteração nas atividades policiais durante o período de pandemia. Por isso, a necessidade de vacinação desse público em questão.

Um carta já havia sido assinada e enviada por todos os secretários, incluindo Sandro Caron, aos então ministros da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e da Saúde, Eduardo Pazuello, no dia 5 de março, solicitando que os profissionais de segurança pública fossem incluídos como prioridade no Plano Nacional de Imunização (PNI). No Ceará, esses homens e mulheres começaram a ser vacinados no dia 11 de março último.

Começa a imunização dos profissionais da segurança pública com a primeira dose da vacina

Ainda durante a reunião, o secretário da Segurança Pública de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos, fez uma apresentação aos demais membros do Consesp acerca da “Operação Divisas Integradas”, que visa a realização de ofensiva integrada entre estados que fazem divisas, com o intuito de combater crimes em cada território.