Ciopaer da SSPDS recebe reforço no quadro de pilotos de aeronaves da coordenadoria

26 de março de 2021 - 17:24 # # #

Voar para proteger e salvar. É com esse lema que o tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), José Ribamar Pereira Feitosa, alcançou, na manhã desta sexta-feira (26), a condição de piloto em comando de aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O militar ingressou nas forças de segurança do Estado no ano de 1995.

Após chegar à Ciopaer no ano de 2014, o tenente-coronel José Ribamar tinha como objetivo alcançar a condição de piloto no comando de aeronaves na unidade. Diante disso, iniciou uma extensa preparação, ainda no ano de 2014, quando obteve a licença de piloto privado de helicóptero (PPH) e posteriormente, a de piloto de comercial de helicóptero (PCH), já no ano de 2017. O militar iniciou o treinamento para elevação de nível em outubro de 2020 e cumpriu todos os requisitos necessários do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil – RBAC 90 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para assumir a condição de piloto em comando de aeronave da Ciopaer.

O tenente-coronel comentou sobre sua nova condição de piloto. “A Ciopaer é um grupamento aéreo muito bem visto no cenário nacional, totalmente especializado. Para fazer parte deste time é preciso ter uma excelente qualificação e, para mim, é uma honra muito grande fazer parte de um dos braços do Estado”, comentou o mais novo piloto em comando do grupamento aéreo cearense.

Em paralelo ao enfrentamento da criminalidade, os profissionais da Ciopaer também atuam diariamente na distribuição das diversas doses de vacinas de combate à Covid-19. “A Ciopaer atua tanto no combate aos crimes, mas também nesta fase crucial que o nosso Estado está passando. As missões humanitárias como a distribuição das vacinas também é algo fascinante. Ver a felicidade da população ao receber esses imunizantes é bastante emocionante”, confessa o tenente-coronel.