SSPDS reúne cúpula para discutir estratégias de combate ao crime no Ceará

5 de fevereiro de 2021 - 18:41 # # # #

Planejamento de ações, integração de forças, cumprimento de missões e avaliação de metas no combate ao crime no Ceará. Essas são as etapas que guiam as diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e das vinculadas Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp/CE). Em encontro mensal, o secretário Sandro Caron reuniu, nesta sexta-feira (5), comandantes da PMCE, do CBMCE e representantes da Polícia Civil das Áreas Integradas de Segurança (AIS) da Capital para tratar de estratégias contra o crime.

Sandro Caron comandou a reunião ao lado do secretário Executivo da SSPDS, Paulo Sérgio Braga Ferreira; do secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano Sales; do coordenador de Inteligência da SSPDS, Nelson Pimentel, além do delegado geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio de Oliveira; do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Roque; e do superintendente da Supesp, Helano Matos. Os representantes das AISs, de 1 a 10, que abrangem todos os bairros da Capital, participaram de forma remota por videoconferência.

Entrou nas discussões da pauta da reunião o trabalho conjunto para reforço de operações policiais para intensificar as abordagens e cumprimentos de mandados judiciais contra alvos que estão foragidos da Justiça. O secretário Sandro Caron destacou que nos 31 dias de janeiro deste ano, as Forças de Segurança do Ceará capturaram 2.524 adultos e adolescentes com envolvimentos em atos ilícitos, alcançando uma média de 81 pessoas retiradas de circulação por dia. As operações policiais irão conduzir novas ofensivas visando à diminuição de crimes violentos contra a vida e contra o patrimônio, intensificando também as abordagens em locais com manchas criminais em territórios da Capital.

Com base nas estatísticas produzidas pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), as reuniões mensais com os representantes das vinculadas de cada AIS acontecem com o intuito de fortalecer estratégias de combate ao crime, aliando  inteligência e ofensivas policiais, com objetivo de reduzir os indicadores criminais em território cearense.

Leia mais:

PMCE realiza operação para cumprimento de mandados de prisão contra foragidos da Justiça

Operação da Polícia Civil de cumprimento de mandados de prisão resulta em 57 presos em 48 horas