Suspeito de atrair vítima para matá-la é preso em ação rápida da Polícia Civil

20 de janeiro de 2021 - 11:39 # # # # #

Diligências ininterruptas deflagradas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultaram na prisão em flagrante de um suspeito de matar um homem, nessa terça-feira (19). De acordo com as investigações conduzidas pelo 1º Distrito Policial (DP), a motivação do crime seria a desconfiança que o suspeito mantinha acerca de um suposto caso extraconjugal existente entre a vítima e a sua companheira. Crime e prisão ocorreram no bairro Ellery, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. A ação policial contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da PCCE.

“Nossa equipe começou a diligenciar, e o autor foi devidamente identificado. Então, restava apenas capturá-lo. Para que fosse possível a prisão em flagrante, as diligências não cessaram durante todo o dia e se desenvolveram durante o horário noturno”, informou o delegado René Andrade, titular do 1º Distrito Policial.

Jonathan Luiz Anjos dos Santos, 27 anos, conhecido por “Jon Jon”, foi preso quando se escondia na casa de um amigo. “Ao tomarmos conhecimento que ele estava na casa desse amigo, fizemos a solicitação do apoio da Core e uma equipe veio compor os trabalhos conosco. Fizemos uma incursão ao local e efetuamos a sua captura. Ele não resistiu à prisão”, disse o delegado.

Em depoimento, “Jon Jon” confessou o crime. Tudo ocorreu, de acordo com a versão dele, após o suspeito contatar a vítima por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas, quando se passou pela companheira e marcou um encontro. O homem foi até a casa no intuito de encontrar a mulher e se deparou com “Jon Jon”, que desferiu golpes de faca contra ele. A vítima chegou a ser socorrida, mas veio a óbito.

Também durante as diligências, os policiais civis apreenderam a faca apontada como objeto utilizado pelo suspeito para o cometimento do crime. A arma será encaminhada à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Com antecedentes criminais por roubo, receptação, tráfico de drogas e posse de entorpecentes, Jonathan foi encaminhado ao 1º DP, onde foi autuado em flagrante por homicídio qualificado.

Estratégia e inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.