PMCE salva mulher de tentativa de feminicídio no Presidente Kennedy

26 de novembro de 2020 - 13:58 # # # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) impediu os planos de um homem de 39 anos de matar a companheira depois de chegar em casa bêbado e ter usado substância ilícita, conforme relatado pela mulher aos policiais. O fato aconteceu na noite dessa quarta-feira (25), no bairro Presidente Kennedy, na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. O flagrante de violência doméstica foi levado para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza.

O policiamento da base móvel da Lagoa do Urubu, no bairro Floresta (AIS 8), foi acionado pela mulher, que estava acompanhada pelo filho menor de idade, para que fosse até a residência dela onde o marido se encontrava fora de si. Quando os PMs chegaram ao imóvel, o homem tentou esconder duas facas que estavam na cintura dele, jogando-as na pia. O suspeito resistiu à prisão, mas foi contido pelos militares.

A ocorrência foi levada para a Casa da Mulher Brasileira, onde fica a unidade da DDM em Fortaleza, para realização do flagrante. As duas facas encontradas no imóvel foram apreendidas e apresentadas na delegacia. O suspeito já acumulava antecedentes por posse/porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, disparo de arma de fogo, dano, furto, resistência, desacato e crimes no contexto de violência doméstica e familiar, como lesão corporal, ameaça, injúria e duas violações de domicílio.

Desta vez, ele foi autuado pelo crime de tentativa de feminicídio. A mulher solicitou medidas protetivas de urgência contra o companheiro e será acompanhada pelo Grupo de Apoio às Vítimas da Violência (GAVV) do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), equipe especializada no atendimento a vítimas de violência doméstica na Capital, que realiza visitas periódicas às famílias no contexto de vulnerabilidade.

Acionamento

As forças de segurança do Ceará estão prontas para atuar em casos de emergência e em investigação envolvendo violência doméstica e familiar. Para isso, diante de flagrante, a vítima precisa acionar o 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e solicitar a presença da Polícia Militar.

Já a Polícia Civil é encarregada por apurar os crimes de violência contra a mulher. Neste caso, a vítima deve se direcionar à Casa da Mulher Brasileira, na Rua Tabuleiro do Norte com Rua Teles de Sousa, no bairro Couto Fernandes. A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) faz parte do complexo de equipamentos que atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres que foram vítimas de violência.

As vítimas de violência doméstica na Capital são assistidas pelo Grupo de Apoio às Vítimas da Violência (GAVV) da Polícia Militar. Formados no atendimento especializado, as equipes cobrem toda Fortaleza e são coordenados pela Assessoria de Polícia Comunitária (APCom). O GAVV disponibiliza um número de contato via WhatsApp para recebimento de denúncias: (85) 98902-3372.

As denúncias também podem ser feitas virtualmente na Delegacia Eletrônica (Deletron) pelos crimes de ameaça, violação de domicílio, calúnia, difamação, injúria e dano, que são crimes do Código Penal no contexto de violência doméstica e familiar amparados pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). O sigilo das informações é garantido, e assim a população pode auxiliar nos trabalhos da Polícia.

*Os nomes dos envolvidos foram omitidos no texto para preservar a identidade da vítima.