Polícia Civil elucida caso de homicídio em Limoeiro do Norte e captura seis suspeitos de envolvimento no crime

6 de outubro de 2020 - 17:11 # # # # # # # #

Um grupo formado por quatro adultos e dois adolescentes foi identificado e capturado a partir de um trabalho de investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Os suspeitos estão envolvidos em um homicídio, ocorrido no mês de julho, em Limoeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). As apurações e diligências foram conduzidas pela Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP), do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul) e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Um homem apontado como chefe do tráfico de drogas na região e indiciado pelo homicídio foi preso, nessa segunda-feira (5), no Rio de Janeiro, local escolhido por ele para se esconder das autoridades cearenses.

Tudo começou com a morte de José Fernandes da Silva Junior (31), no dia 16 de julho deste ano, no bairro Luis Alves de Freitas, em Limoeiro do Norte. Em diligências para capturar suspeitos de terem participado da ocorrência, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou três adultos e dois adolescentes. Com o aprofundamento da investigação, a Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte juntou as peças do quebra-cabeça para montar todas as relações criminosas que culminaram na morte da vítima. Com a motivação caracterizada e a descrição da participação das pessoas envolvidas no homicídio, a autoridade policial solicitou a manutenção das prisões e da internação dos menores, bem como desvendou a participação de outros suspeitos e também representou pelas suas prisões.

Com o deferimento dos pedidos de prisão e com os mandados judiciais em mãos, a unidade da Polícia Civil do Ceará em Limoeiro do Norte pediu reforço às equipes da DRF, DIP e DPJI Sul para capturar os suspeitos. Danilo Lima Evangelista da Silva (24), que já havia sido preso em flagrante horas depois do crime, teve mandado de prisão preventiva cumprido em uma unidade prisional do Ceará. No último dia 30 de setembro, equipes da DRF capturaram Marcus Vinicius Gadelha Barreto (37) e Cassio Emiliano Santos Oliveira (29), que já haviam sido presos em flagrante, mas cumpriam medidas cautelares em liberdade. A dupla estava em Fortaleza, nos bairros Aerolândia (AIS 7) e Conjunto José Walter (AIS 9).

O último foragido, identificado por Cassiano Santana de Sousa (42), foi preso em uma casa no bairro de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro. Após troca de informações sobre a localização do suspeito, equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCRJ) cumpriu o mandado. Com passagens por homicídio e por adulteração de sinal identificador de veículo automotor, Cassiano é suspeito de ter sido consultado pelos suspeitos para que o crime fosse executado. Conforme investigação da Polícia CIvil do Ceará, Cassiano é considerado um dos chefes do tráfico de drogas em Limoeiro do Norte e teria influência sobre o cometimento de crimes na região.

Os adultos foram indiciados pela Polícia Civil do Ceará pelos crimes de homicídio qualificado por motivo torpe e por impossibilidade de defesa da vítima, além de associação criminosa e corrupção de menores. Os adolescentes de 16 anos, que já respondia a um ato infracional análogo a tráfico de drogas e roubo, e o outro suspeito de 17 anos, com 12 atos infracionais análogos aos crimes de roubo, homicídio e lesão corporal, também responderão pelo ato infracional análogo a homicídio. A Polícia Civil mantém os levantamos para identificar outras pessoas apontadas por colaborarem como o crime.

A população pode contribuir com o trabalho da delegacia repassando informações sobre crimes que tenha conhecimento. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o número (88) 3423-4572, da Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, por onde podem ser feitas denúncias. O sigilo e o anonimato são garantidos.