CBMCE realiza treinamento sobre aperfeiçoamento durante mergulho

30 de setembro de 2020 - 17:28 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da Companhia de Mergulho de Resgate do Batalhão de Busca e Salvamento (CMR/BBS), está realizando o treinamento de mergulhadores da unidade. O curso, que ocorre desde o dia 28 de setembro e vai até o dia 1º de outubro, tem como principal objetivo o aperfeiçoamento de técnicas usadas durante o resgate. Todos os profissionais da CMR/BBS participam da capacitação.

Levando em consideração o conceito de triângulo de segurança, foram atualizados todos os dispositivos de segurança dos mergulhadores, entre eles válvulas, consoles, mangueira de equilibrador, faca e demais acessórios. Com essas atualizações, o colete equilibrador fica acessível às duas mãos, em qualquer situação durante o resgate. O treinamento ainda visou diminuir os pontos de engancho dos equipamentos durante o mergulho, tendo em vista que o mergulhador de resgate realiza a maioria de suas atividades em locais com bastante material descartado, entre eles lixos, pedaços de árvores, cercas e vegetações inundadas.

Para cumprir as missões, cada mergulhador conta com um regulador, um colete e uma gargantilha para que o profissional tenha à disposição material individual, facilitando assim o ajuste, zelo e cuidado com o equipamento. A profissão de mergulhador é uma das mais perigosas do mundo, e o mergulho de resgate ainda é realizado sem nenhuma visibilidade, necessitando que o profissional esteja pronto para qualquer adversidade enquanto estiver submerso. A companhia de mergulho de resgate preza pela excelência no treinamento para que nenhum acidente ocorra com os mergulhadores.