Respeito à diversidade e às minorias na formação policial é discutido pela Aesp

14 de setembro de 2020 - 18:01 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) realizou, no último sábado (12), de forma virtual através do canal da Aesp no Youtube, o 8º Ciclo do Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania, que nesta edição debateu “Ensinando o respeito à diversidade e às minorias na formação policial: Propostas para uma segurança pública democrática”.

O evento foi coordenado pelo doutor em Educação e capitão da Polícia Militar do Ceará, Anderson Duarte, que avaliou de forma positiva a iniciativa e ressaltou a importância de discutir essa temática nas instituições de segurança pública. “Esse seminário se propõe a discutir isso, como nós podemos formar melhor os nossos profissionais da segurança pública e como a polícia nas suas ações cotidianas ensina a população pela maneira mais antiga e mais eficaz de se ensinar, que é pelo exemplo. Sabemos que há ainda no Brasil e em muitos lugares do mundo problemas de intolerância às diferenças, de racismo, de preconceitos e, da mesma forma, nós sabemos também que a Polícia não pode simplesmente se acomodar na posição de espelho da sociedade. A nós, que somos servidores do Estado, cabe-nos a vanguarda, ou seja, ensinarmos a população”, destacou o oficial.

O seminário contou com a participação da médica perita legista, Ana Lopoldina; da capitã da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Nayhara Hellena; da capitã da Polícia Militar da Bahia, Thaís Trindade; e da delegada da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), Rena Gomes.

Segundo a palestrante e capitã da Polícia Militar da Bahia, Thaís Trindade, discutir esse marcador de humanidade é fundamental para promover uma maior diferença na sociedade. “Nós, profissionais de segurança pública, lidamos com violência o tempo todo, 24h por dia resolucionando os conflitos e os problemas. Nós criamos uma série de armaduras para nos proteger e, às vezes, a gente se perde nessas armaduras e esquece nossa humanidade; que é possível chorar, que é possível sorrir, que é possível sentir a dor do outro e que é possível ser humano. A perspectiva de humanidade é tão importante que foi transformada em direito que é inerente a qualquer um”, apontou Thaís.

Sobre o Fórum

O Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania é uma iniciativa da Aesp, instituída pela Portaria Nº351/2018 com o intuito de promover ciclos de palestras, workshops, seminários e atividades educativas que abordem temas como a ética, cidadania, pluralidade, gênero, respeito aos direitos humanos, preservação do meio ambiente, saúde e outros temas de relevância social. A iniciativa visa ainda proporcionar a integração da comunidade com os profissionais de segurança pública.

A 8º edição do Ciclo do Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania pode ser vista na íntegra através do canal da Aesp no Youtube. Clique aqui para conferir.