Ciopaer da SSPDS leva sete minutos para resgatar vítima de acidente grave em Fortaleza

6 de agosto de 2020 - 16:43 # # # # # # # #

Sete minutos. Esse foi o tempo que um homem aguardou para ser resgatado após se envolver em um acidente de trânsito, no bairro Dias Macedo – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. O acionamento da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ocorreu na manhã dessa quarta-feira (5). Equipes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também auxiliaram nos trabalhos.

De acordo com as informações repassadas pela Coordenadoria, um médico da Ciopaer passava pela Avenida Alberto Craveiro, quando se deparou com o sinistro. Na ocasião, um pedestre, que tentou atravessar a avenida, foi atropelado por uma motocicleta que trafegava pela via. Imediatamente, ele acionou um helicóptero da Ciopaer, que se deslocou ao endereço indicado.

No local, a vítima, com ferimentos graves, recebeu atendimento médico de profissionais do Samu e foi transportada pela aeronave Fênix 08 da Ciopaer para um hospital na região. Já outras duas pessoas, que estavam na moto, foram conduzidas para uma unidade hospitalar em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Aeronaves adaptadas para resgate de vítimas

Os helicópteros da Ciopaer são adaptados para que médicos e enfermeiros possam embarcar equipamentos portáteis, que cumpram a função de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesses casos, o transporte aéreo é necessário para reduzir o tempo de deslocamento e agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados.