CBMCE/CEDEC e SEDEC/MDR debatem a Assistência Humanitária em Desastres

4 de agosto de 2020 - 16:35 # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), participou de uma videoconferência com a equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional (Sedec/MDR). O encontro online ocorreu na tarde dessa segunda-feira (3).

A reunião teve o objetivo de aprofundar o estudo da logística, o conhecimento da realidade e as peculiaridades do Estado no intuito de trabalhar o aprimoramento das ações de assistência humanitária em situações de desastres. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se fez representar por meio do coordenador estadual, o tenente-coronel Holdayne Pereira; o gerente do Núcleo de Resposta, capitão Freitas Filho; e o gerente de logística, capitão Privino Gomes.

Em princípio, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizou uma avaliação detalhada das ações executadas nos últimos dez anos pela pasta, bem como, das informações obtidas das coordenadorias estaduais. Depois, elaborou uma proposta de composição de kits de assistência humanitária e estudo da logística, para subsidiar a elaboração de um novo modelo necessário para o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC).

O SINPDEC é constituído por órgãos e entidades da administração pública federal, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e por entidades públicas e privadas de atuação significativa na área de proteção e defesa civil, sob a centralização da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional.