Corpo de Bombeiros atua em princípio de incêndio em hotel no Centro de Sobral

22 de julho de 2020 - 14:45 # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou numa ocorrência de princípio de incêndio em um hotel localizado no Centro de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). A guarnição de Combate a Incêndio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares (1ª Cia/3º BBM) atendeu a ocorrência na noite dessa terça-feira (21). De acordo com informações iniciais, o sinistro teria iniciado após um curto-circuito no aparelho de ar condicionado de um dos quartos do estabelecimento.

Ao chegar ao local, a guarnição constatou tratar-se de um princípio de incêndio derivado de um possível curto-circuito no condicionador de ar de um dos quartos do hotel. O fogo foi controlado ainda na fase inicial por funcionários do estabelecimento. Eles utilizaram um extintor de incêndio instalado na edificação como um dos itens de segurança contra incêndio e pânico, equipamento exigido durante o processo de regularização junto ao Corpo de Bombeiros.

O tenente-coronel Moraes alerta para a importância da manutenção preventiva do extintor de incêndio, principalmente em estabelecimentos comerciais com grande circulação de pessoas. “O extintor de incêndio é o equipamento utilizado para se combater princípios de incêndio. Sua utilização nesta ocorrência evitou a propagação das chamas. Ele é exigido em todas as edificações que necessitam da emissão do Certificado de Conformidade, de acordo com a Lei nº 13.556, de 29 de dezembro de 2004”, ressaltou o comandante da 1ª Cia do 3º BBM.

A utilização do extintor de incêndio como forma de conter o princípio de incêndio ressalta a importância da regularização das edificações junto ao Corpo de Bombeiros. Durante esse processo, que pode consistir na análise de projetos e realização de vistoria técnica, os itens de segurança que devem ser instalados na edificação são definidos. Esses equipamentos podem evitar a propagação de incêndios e podem salvar vidas.

Segurança e prevenção

O estabelecimento onde ocorreu o evento tem área construída de 3.334,62 m2 e possui Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSIP) aprovado, além de Certificado de Conformidade válido. O hotel atende a requisitos como a instalação de extintores de incêndio, sinalização, saída e iluminação de emergência, brigada e alarme de incêndio, canalização preventiva e Sistema de Prevenção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

Conforme o comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI Sobral), major Mardens Vasconcelos, durante o ano de 2019, somente na Área Integrada de Segurança 14, foram analisados 364 projetos e realizadas 4.758 vistorias. Em 2020, foram analisados 126 e realizadas 802 vistorias. “Convém salientar ainda que a grande maioria dos incêndios nas edificações brasileiras são provocados por curto-circuito da rede elétrica. Segundo o Anuário Estatístico da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel, os condicionadores de ar são os eletrodomésticos que mais provocam incêndios”, destacou.

Curto-circuito

O curto circuito pode ser facilmente identificado por meio de alguns sinais:
• Cheiro de queimado em aparelhos;
• Lâmpadas que queimam muito rápido;
• Interrupção da energia em um ou mais cômodos sem motivo aparente;
• Tomadas queimadas (com manchas negras);
• Disjuntores que desarmam constantemente e fusíveis queimados.

Melhor do que resolver um problema é saber como evitá-lo. Com algumas atitudes, você pode tornar a sua residência um local mais seguro:

1 – Contrate um profissional habilitado e realize, pelo menos a cada 5 anos, uma manutenção elétrica;
2 – Evite a sobrecarga de aparelhos nas tomadas. Ligar vários eletrônicos no mesmo ponto não é uma boa alternativa. Apenas aumenta a chance de ocorrer um curto e danificar seus equipamentos;
3 – Cuide também da fiação da sua instalação elétrica. Fios velhos, em má conservação ou já desencapados precisam ser trocados.
4 – Proteja as tomadas. Além de ser um cuidado especial para as crianças, também evita que sejam conectados objetos inadequados.
5 – Instale um dispositivo DR (Diferencial Residual). Ele pode evitar curto-circuito e previne choques elétricos. Já o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) protege contra sobretensões.