DCTD prende três pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas na Capital

20 de julho de 2020 - 17:15 # # # # # # #

Três suspeitos de 20, 22 e 23 anos e sem passagens pela Polícia foram presos em flagrante em ações distintas da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil do Estado do Ceara (PCCE) na Capital. Os flagrantes foram feitos na última sexta-feira (17), nos bairros Vila União e Passaré, nas Áreas Integradas de Segurança 5 e 7 (AIS 5 e 7) de Fortaleza. Durante as duas abordagens, os policiais civis apreenderam maconha, haxixe, 50 micropontos de LSD, comprimidos de remédios de venda controlada e um pé de maconha.

Com base em levantamentos da inteligência da DCTD, os agentes da delegacia especializada se deslocaram para três endereços na Capital. O primeiro deles resultou em um flagrante com dois homens presos, no Passaré. No primeiro imóvel, os policiais civis apreenderam 50 micropontos de LSD, dois sacos com sementes de maconha, assim como um pé da erva. Ainda nas diligências, um segundo suspeito, amigo do primeiro, foi flagrado com 12 porções de maconha embaladas, uma capa de colete, um simulacro de pistola, uma balança de precisão e algumas embalagens plásticas usadas para embalar drogas.

Já no bairro Vila União, a Polícia Civil prendeu um homem de 22 anos com dois volumes de uma substância com características de haxixe, que possui mais do que o triplo de concentração de tetrahidrocannabinol (THC), principal componente psicoativo da cannabis, mesma planta de onde a maconha é extraída. Na mesma ocorrência, os agentes apreenderam com o suspeito um saco plástico contendo um pó escuro semelhante à maconha, além de duas balanças de precisão e duas cartelas contendo comprimidos de um medicamento de venda controlada.

Os suspeitos e os materiais ilícitos foram levados para a sede da DCTD, no bairro de Fátima, para realização dos autos de prisão em flagrante. Os suspeitos presos no bairro Passaré foram autuados nos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas. Quanto ao suspeito preso no bairro Vila União, a autoridade policial autuou no crime de tráfico de drogas. A Polícia Civil investiga a conduta criminosa dos homens que foram presos e não divulga os nomes para não comprometer os trabalhos de investigação, que seguem em apuração.

O que diz a Lei?

A Lei de Drogas prevê penas de reclusão de cinco a 15 anos mais pagamento de multa para quem importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Quando duas ou mais pessoas se associam para praticar qualquer uma das condutas anteriores, o crime de associação para o tráfico de drogas está caracterizado, cuja pena é de reclusão de três a dez anos e multa.

A população pode colaborar com os trabalhos investigativos repassando informações que tenha conhecimento sobre o tráfico de drogas e de suspeitos com envolvimento na atividade ilícita. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3472-1550, da DCTD, ou ainda para o número (85) 98895-5749, que é o WhatsApp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.