SSPDS deflagra mais uma operação e captura quatro suspeitos de ações criminosas em Caucaia

10 de julho de 2020 - 17:38 # # # # # # # # # #

Dando continuidade aos trabalhos policiais que visam coibir a criminalidade na cidade de Caucaia, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (10), uma operação integrada que resultou na captura de quatro pessoas envolvidas em ações criminosas na região. A ofensiva foi desenvolvida pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e contou com a participação de equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

As ações, que foram iniciadas nas primeiras horas da manhã de hoje (10), tiveram como objetivo saturar alguns bairros da cidade e cumprir mandados de prisão, para capturar pessoas suspeitas de envolvimento em ações criminosas ou em posse de materiais ilícitos. Ao todo, 120 profissionais da segurança participaram da operação. Durante as diligências, quatro pessoas foram capturadas e conduzidas para a Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC).

O primeiro a ser preso foi Marcos Antônio de Sousa Silva (21). O homem foi localizado por policiais militares do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) em uma residência no bairro Taquara e estava em posse de uma pistola calibre 32 e duas munições intactas. Ele foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

Já Hallfhralio Ophir Alcântara Lima (48) foi preso após uma abordagem de equipes do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) no bairro Itambé. De acordo com os PMs, o indivíduo estava em uma camionete de cor branca e, no interior do veículo, havia uma pistola cal. 765 e sete munições intactas, além de um carregador de pistola e um coldre de couro. Hallfhralio Ophir foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso restrito.

Após diligências pelo bairro Araturi, um casal que estava trafegando em uma motocicleta em atitude suspeita foi abordado por militares do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE). Durante a ação, foi constatado que contra Sérgio Abreu Sidney (43), com passagens por roubo de veículo, havia um mandado de prisão em aberto e que a moto estava adulterada.

Diante disso, Sérgio e uma mulher foram conduzidos para a DMC. Na delegacia, o mandado em desfavor dele foi cumprido. Já contra a mulher, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por receptação culposa foi lavrado. Ainda durante as ofensivas, 89 automóveis foram abordados pelas equipes. Destes, 53 foram notificados e três apreendidos. Outros três suspeitos, que estão tornozelados, foram conduzidos para a DMC, mas por terem apresentado alvarás de soltura emitidos pelo Poder Judiciário foram liberados.

Outras prisões e apreensões

A SSPDS, por meio da PCCE e da PMCE, intensificou durante toda a semana as ações preventivas e repressivas, com o objetivo de capturar líderes de organizações criminosas que atuam na cidade de Caucaia (AIS 11). Nessa terça-feira (07), um dos homens mais procurados do Ceará foi capturado após um trabalho integrado da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PCCE. Francisco Cilas de Moura Araújo (44), o “Mago”, foi localizado em um imóvel situado em Teresina no Piauí.

Além de fazer parte da lista dos mais procurados da SSPDS, Cilas possui mandados de prisão em aberto por homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Com ele, um anel com as letras MG, que fazem referência à célula criminosa que o então foragido da Justiça pertencia foi apreendido. O suspeito foi recambiado ao Ceará.

A prisão de Cilas “Mago” faz parte da Operação Focus, deflagrada dia (07), e que foi dividida em duas fases. Na segunda fase, na manhã de quarta-feira (08), outros sete suspeitos foram presos em Caucaia e, à tarde, dez armas de fogo foram apreendidas.