Ação do videomonitoramento e da PMCE resulta em prisões e nas apreensões de duas armas

9 de julho de 2020 - 17:22 # # # # # # # # # # #

Com o suporte de duas das principais ferramentas de combate a ações criminosas no Estado – as câmeras do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) – uma composição do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu um trio suspeito de realizar um roubo a um estabelecimento comercial, no bairro Bonsucesso – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6), de Fortaleza. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (9).

A incursão teve início na manhã desta quinta-feira (9), após a composição do CPRaio receber, via Ciops da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), informações sobre um roubo a um estabelecimento comercial no bairro Bonsucesso. Segundo informações colhidas no local, três suspeitos participaram do crime e haviam fugido em um veículo Corsa de cor azul. Os criminosos teriam subtraído diversos pares de sandália, perfumes e artigos cosméticos. As informações relativas ao veículo utilizado no crime foram introduzidas no Spia. A partir daí, o carro passou a ser monitorado por operadores do Nuvid.

Pouco tempo após o início da ação, um automóvel com as mesmas características foi captado pelo Spia, em deslocamento ainda pelo bairro Bonsucesso. Ao serem informados por controladores do sistema, rapidamente os raianos se deslocaram para o local e avistaram o carro em movimento. Ao notar a presença dos PMs, os ocupantes do veículo realizaram disparos de arma de fogo contra a composição, que prontamente revidou, ordenando que o carro parasse. O trio saiu do automóvel e os militares realizaram uma revista completa nos suspeitos e no interior do carro.

Os três homens foram identificados como Francisco Flávio Rodrigues de Lima (26), com antecedentes criminais por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo; Adauto Rodrigues do Nascimento (31), com passagens por porte ilegal de arma de fogo, roubo a pessoa, roubo de veículo, receptação e dano; e Flávio da Costa Barbosa (26), que estava com mandado de prisão em aberto por roubo majorado. Foi encontrado no veículo uma mochila contendo todos os itens roubados durante a ação criminosa e ainda duas armas de fogo municiadas.

O trio foi conduzido para o 10º Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado por associação criminosa, roubo majorado por emprego de arma de fogo e tentativa de homicídio contra agentes de segurança pública.
A população pode contribuir com o combate a práticas criminosas repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e para o 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo e o anonimato são garantidos.