Em operação contra à criminalidade, PMCE prende duas pessoas e aprende armas de fogo na Capital

28 de junho de 2020 - 13:28 # # # #

Informações: Ascom PMCE

Mais uma ação ostensiva de combate à criminalidade foi realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), nesse sábado (27). Equipes do Comando Tático Motorizado (Cotam) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) deflagraram a operação “Choque Itinerante”, que teve como alvo ruas dos bairros Pirambu e Vila Velha, ambos pertencentes à Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8). Na ofensiva foram apreendidas duas armas de fogo e dois homens foram presos, sendo que um deles tinha contra si um mandado de prisão em aberto por homicídio.

A operação, determinada pela Coordenação Geral de Operações da PMCE (CGO), foi dividida em duas fases. Em um primeiro momento, foi realizado o levantamento de registros de ilícitos na região e, na sequência, a ofensiva foi organizada com o patrulhamento motorizado especializado pelas ruas dos dois bairros e em áreas previamente definidas.

Durante a ação, os militares foram até um imóvel situado na Rua Dom Quintino, no Pirambu. O local foi apontado como esconderijo de um homem com mandado de prisão em aberto por homicídio, identificado como Josué Ferreira Batista Filho (21), também conhecido como “Bê”. Os policiais foram até o endereço citado e encontraram o suspeito. Josué Ferreira foi abordado no quarto da residência. A casa foi revistada e, durante a busca, os militares encontraram uma pistola calibre 380, com dois carregadores e 21 munições intactas. Um aparelho celular também foi apreendido.

Além do homicídio pelo qual era procurado, Josué Ferreira tinha antecedentes criminais por outros três homicídios, por posse ou porte ilegal de arma de fogo, corrupção de menores e posse de drogas. Ele recebeu voz de prisão e foi levado para o 7º Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão. Após todos os procedimentos, ele foi colocado à disposição da Justiça.

Vila Velha

Dando continuidade à ofensiva, os policiais foram ao bairro Vila Velha, onde apreenderam um revólver calibre 38, 15 munições e um canivete. Todo material foi encontrado durante a abordagem a um veículo modelo Toyota Hilux, na Rua Paulo Rubens, em poder de Francisco Edilane de Aguiar (31), sem antecedentes. O homem confessou ser o proprietário do armamento e recebeu voz de prisão. A caminhonete também foi apreendida. O suspeito foi levado para o 7º DP, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Denúncias

A população pode contribuir com as ações de combate ao crime repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); ou ainda para o telefone (85) 3101-2530, do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O sigilo e o anonimato são garantidos.