Polícia Civil conclui investigação e cumpre mandados contra grupo suspeito de roubos no Interior do Ceará

19 de junho de 2020 - 15:18 # # # # # #

Ipaumirim, Umari e Baixio. Foram nesses municípios cearenses pertencentes à Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) identificou quatro integrantes de um grupo criminoso suspeito de cometer uma série de roubos tentados e consumados a estabelecimentos comerciais, residências e veículos no Ceará e na Paraíba. Uma operação policial foi deflagrada, nessa quinta-feira (18), para cumprir os mandados de prisão em desfavor dos quatro alvos. A ofensiva envolveu equipes da Delegacia Municipal de Ipaumirim, responsável pelas investigações, e policiais militares do Ceará e da Paraíba. Todos os suspeitos foram encontrados em cidades da Paraíba que fazem divisa com o Ceará.

Os policiais civis e militares cumpriram quatro mandados de prisão preventiva, na Paraíba, em desfavor de José Eudo Raimundo de Lima (43), conhecido como “Zé do Laço” e com passagem por uso de documento falso no Ceará; José Francisco de Souza Neto (47), o “Zé Cancão”; Fabricio Gomes Candido (25), o “Fabinho”, que tem passagens por furto e crime de trânsito no Ceará e outros dois mandados de prisão – por homicídio na Paraíba e tráfico de drogas no Ceará; e Cícero Cartaxo da Silva (35), conhecido por “Novinho”, que já estava preso em Souza (PB).

As equipes policiais percorreram os municípios paraibanos de Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Santa Helena e São João do Rio do Peixe para encontrar os investigados de participarem da associação criminosa. Policiais militares do Ceará e da Paraíba foram representados pela Companhia de Operações de Divisas (COD) pertencente ao Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da PMCE e da Patrulha Rural do 6º Batalhão da PMPB (Cajazeiras). Durante as diligências, os policiais apreenderam quatro espingardas artesanais, outras duas espingardas, sendo uma de calibre 12 e outra de 32, um rifle calibre 44, 20 cartuchos calibre 32, duas munições de calibre 38 e quase um quilo de maconha e cocaína.

O grupo é investigado por cometer pelo menos 14 roubos consumados ou tentados nas cidades cearenses de Ipaumirim, Umari e Baixo, assim como nas cidades paraibanas de Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Santa Helena e São João do Rio do Peixe. Imagens do circuito interno dos locais que foram alvos do grupo foram utilizadas para confirmar a participação e a identidade dos suspeitos. Conforme investigações da Delegacia Municipal de Ipaumirim, os roubos vinham sendo praticados desde outubro do ano passado, quando uma residência na cidade de Cajazeiras foi assaltada pelo grupo. Além de imóveis residenciais, o bando é suspeito de agir contra loja de eletroeletrônicos, farmácia, mercadinho, estabelecimentos empresariais e também em roubos de veículos.

Após encerrar as diligências na manhã de ontem, os policiais conduziram o grupo para a realização de procedimento policial na sede da Delegacia Regional de Cajazeiras (PB). Todos os envolvidos tiveram seus mandados de prisão preventiva por roubo e associação criminosa cumpridos. Fabiano e um homem identificado pelo nome de João Paulo de Sousa Filho (37) foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e por tráfico de drogas, já que os materiais apreendidos na operação foram encontrados com eles.

Outra ocorrência

Fabricio Gomes Candido (25), paraibano de Santa Helena, preso durante a operação de ontem, é investigado também pela Polícia Civil do Estado da Paraíba, suspeito de participar de uma troca de tiros com a Polícia Militar e a Polícia Civil da Paraíba, no dia 10 de junho, em Cachoeira do Indios (PB). Na ocasião, um policial militar foi atingido de raspão e levado para uma unidade de saúde de Cajazeiras.

Após passarem 24 horas ininterruptas em buscas do grupo suspeito de trocar tiros, composições do 6º Batalhão da Polícia Militar e da 6ª Companhia do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) capturaram cinco integrantes do grupo, sendo dois adultos e três adolescentes de 15 e 16 anos, no dia 11. Fabrício encontrava-se foragido desde então.

Denúncias

A Polícia Civil mantém as investigações no intuito de identificar outras pessoas envolvidas nas ações criminosas do grupo e ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar na localização dos suspeitos. As denúncias podem ser feitas pelos números (88) 3567-1316, da Delegacia Municipal de Ipaumirim. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Leia mais:

Sete armas de fogo são apreendidas em ação conjunta das Polícias Militares do CE e PB