PMCE prende três suspeitos por furto na Aldeota durante patrulhamento em corredor comercial

16 de junho de 2020 - 15:15 # # # # # # #

Um dos suspeitos capturados já havia sido preso no dia 3 de junho, quando também foi flagrado por uma equipe policial que atua exclusivamente no combate a furtos na região

Durante o trabalho de intensificação do policiamento ostensivo na região da Aldeota a fim de coibir ações criminosas na região, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) efetuou as prisões de três suspeitos por furtos contra um estabelecimento comercial. Além dos bens recuperados, os policiais também apreenderam equipamentos utilizados para arrombar os locais alvos dos indivíduos. A ação ocorreu na madrugada desta terça-feira (16).

A equipe patrulhava pelo corredor comercial, quando por volta das 3h40min se deparou com um homem empurrando um carrinho com uma TV de 40 polegadas em seu interior. O fato chamou atenção dos militares, que abordaram o suspeito, posteriormente identificado por Sérgio Silva de Carvalho (30). Ao ser questionado, ele informou ter encontrado o equipamento no lixo e estava com defeito.

Diante dos indícios que a TV se tratava de um produto oriundo de furto, os PMs diligenciaram e identificaram que o suspeito havia acabado de arrombar uma empresa na Rua Oswaldo Cruz. Uma mochila com outros bens subtraídos da empresa também foi apreendida com Sérgio, que foi encaminhado ao 2° Distrito Policial (DP).

Com a prisão dele, a PMCE chegou a outros dois envolvidos no mesmo crime, que foram presos na mesma região. Fabrício da Silva Alves (41) e Wagner Freitas da Silva (32) foram capturados em flagrante e estavam com uma segunda TV também de 40 polegadas. O equipamento pertencia a mesma empresa furtada por Sérgio. Com eles, foram encontradas ferramentas, como alicates, tesouras e chaves de fenda utilizadas para concretizar os delitos. O trio foi autuado em flagrante no 2° DP por furto qualificado.

Fabrício e Wagner já respondiam por esse mesmo tipo de crime do qual foram autuados nesta terça-feira. No último dia 3 de junho, a Polícia Militar já havia prendido Wagner Freitas, quando este foi flagrado na companhia de um adolescente de 16 anos, após subtraírem alguns objetos de uma clínica de fisioterapia da Aldeota. Assim como o comparsa maior de idade, o menor também já respondia a atos infracionais por dois por furtos consumados, um na modalidade tentada e um tráfico de drogas. À época, os dois foram autuados na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Combate aos furtos

O tenente-coronel PMCE Vicente de Paula, comandante da Área Integrada de Segurança 1, explica que a região conta com um policiamento exclusivo para evitar ações criminosas contra estabelecimentos comerciais durante esse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Estamos com uma operação do 8° Batalhão da Polícia Militar na área da Aldeota, com uma equipe exclusiva para patrulhar somente nos corredores comerciais, atuando no combate aos arrombamentos e furtos. Com isso, temos alcançado resultados positivos. Além da prevenção, nós identificamos muitas pessoas em situação de rua”, explica o oficial.

PMCE realiza operação para coibir furtos a estabelecimentos comerciais na Capital

Números de furtos

Em Fortaleza, neste mês de maio, a redução nos furtos foi de 52,1%. Indo de 2.633 para 1.260 se comparado com o mesmo período do ano passado. Em todo o Ceará, essa retração foi ainda maior, chegando a 53,9%, saindo de 4.642 para 2.139.

No acumulado do ano (janeiro a maio), a redução foi de 21,5% em Fortaleza; indo de 12.697 para 9.963 se comparado aos cinco primeiros meses de 2019. Quando se trata do Estado, a queda foi de 19,8%, indo de 21.993 para 17.644

Boletim de Ocorrência

Todos os casos de furtos devem ser noticiados à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Além do repasse de informações para subsidiar as investigações, a iniciativa também auxiliará as equipes da Polícia Militar do Ceará, que serão orientadas a atuarem em locais com maiores incidências desse tipo de delito. O Boletim de Ocorrência (BO) por ser feito por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron). https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/

A população pode contribuir repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. Caso você presencie uma ocorrência em andamento, a denúncia deve ser feita para o 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). As informações que venham a auxiliar as investigações da Polícia Civil devem ser repassadas por meio do telefone das delegacias que cobrem a área em questão. No site da Polícia Civil, https://www.policiacivil.ce.gov.br/contatos/distritais/ a população encontra os contatos das delegacias distritais de Fortaleza e Região Metropolitana, além de uma aba com os telefones de todas as unidades do Estado.