PMCE realiza operação para coibir furtos a estabelecimentos comerciais na Capital

13 de maio de 2020 - 16:23 # # # #

Durante o período de isolamento social, as forças de segurança do Estado reforçaram algumas medidas para evitar a prática de furtos contra estabelecimentos comerciais. Um exemplo disso está no trabalho que foi coordenado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1). Durante a noite dessa terça-feira (12) e a madrugada desta quarta-feira (13), composições efetuaram abordagens preventivas no território.

A medida ocorreu nesse primeiro momento na Aldeota, bairro que concentra diversos estabelecimentos na Capital. Muitos deles, por não se enquadrarem como serviços essenciais, não estão funcionando fisicamente. “O trabalho consistiu em abordagens preventivas, com qualificação de pessoas em situação de rua, que circulam pela região da Aldeota. A medida será reforçada durante todo esse período para coibir a ação de vândalos”, explicou o tenente-coronel PMCE Vicente de Paula, comandante da Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), que abrange ainda os bairros do Cais do Porto, Meireles, Mucuripe, Praia de Iracema, Varjota e Vicente Pinzón.

Fake News

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apura crimes de furto a estabelecimentos comerciais e orienta a população a não divulgar relatos incertos e boatos que recebam em redes sociais. É importante que a população esteja ciente que espalhar informações mentirosas é crime previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro. A pena para quem pratica esse tipo de delito é de um a seis meses de detenção, ou multa.

Boletim de Ocorrência

Todos os casos de furtos devem ser noticiados à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Além do repasse de informações para subsidiar as investigações, a iniciativa também auxiliará as equipes da Polícia Militar do Ceará, que serão orientadas a atuarem em locais com maiores incidências desse tipo de delito. O Boletim de Ocorrência (BO) por ser feito por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron).

A população pode contribuir repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. Caso você presencie uma ocorrência em andamento, a denúncia deve ser feita para o 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). As informações que venham a auxiliar as investigações da Polícia Civil devem ser repassadas por meio do telefone das delegacias que cobrem a área em questão. No site da Polícia Civil, a população encontra os contatos das delegacias distritais de Fortaleza e Região Metropolitana, além de uma aba com os telefones de todas as unidades do Estado.