Com auxílio do videomonitoramento, PMCE orienta banhistas da Vila do Mar a retornarem para casa

1 de junho de 2020 - 14:30 # # # # # # # #

Operadores do Núcleo de Videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) auxiliam diariamente o trabalho de policiais militares nas ações de fiscalização para o cumprimento do decreto estadual de isolamento social rígido. Na última sexta-feira (29), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada para orientar banhistas que estavam na faixa de areia da Vila do Mar para retornarem a seus domicílios e respeitarem as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). O fato aconteceu na faixa litorânea do bairro Cristo Redentor, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8), de Fortaleza.

No fim da tarde de sexta, algumas pessoas foram observadas pelo sistema de videomonitoramento da SSPDS jogando bola e tomando banho de mar. Imediatamente, uma ocorrência foi criada na Ciops, que despachou uma viatura próxima para que orientasse as pessoas sobre a importância do distanciamento social. Após a chegada dos militares, os banhistas recolheram seus pertences e retornaram para suas residências.

O Decreto Estadual nº 33.574 prevê, entre outras coisas, a proibição de aglomeração de pessoas em espaços públicos ou privados, bem como a circulação de pessoas em praias, praças, calçadões, salvo quando em deslocamentos imprescindíveis para acessar as atividades essenciais. Com a prorrogação das medidas de isolamento social até o próximo dia 7 de junho, não é permitido o uso de praias, praças e demais espaços de uso coletivo, público e privado, para a promoção de qualquer atividade enquanto o período de emergência de saúde vigorar.

A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. Além de cumprir as medidas de isolamento, as pessoas podem denunciar condutas que desrespeitem o Decreto Estadual n° 33.574. As informações podem ser repassadas ao número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo é garantido.