Fiscalizações do decreto de isolamento social são intensificadas na orla de Fortaleza neste domingo (21)

21 de junho de 2020 - 15:17 # # # # #

As forças de segurança cearenses permanecem com ações de fiscalização e orientação pela orla de Fortaleza neste domingo (21). O objetivo é evitar o desrespeito ao isolamento social durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As ações de hoje contam com o efetivo do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), do Regimento de Polícia Montada (Cavalaria), Força Tática, motopatrulhamento, ciclopatrulhamento e policiamento a pé, todos da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

As pessoas que insistiam em frequentar praias e espaços públicos eram orientadas a voltar aos seus domicílios. As fiscalizações também ocorreram com o objetivo de verificar o uso obrigatório de máscara. Caso haja reincidência ou a desobediência a pessoa é conduzida para uma unidade da Polícia Civil por infringir medida sanitária preventiva prevista no artigo 268 do Código Penal, em razão do descumprimento do Decreto Estadual N° 33.519.

É importante destacar que neste domingo, Fortaleza ainda se encontra na fase 1 de retomada responsável da economia e o Ceará ainda permanece em isolamento social. Ou seja, está proibida a circulação de pessoas em locais públicos, como praias, calçadões e praças. A medida tem como objetivo manter as quedas nos números de infectados com a Covid-19, a fim de evitar a lotação dos sistemas de saúde público e privado. Desde o dia 20 de março já foram mais de 24.412 ocorrências atendidas em todo o Estado, conforme dados dos núcleos da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. Desse número, foram 15.128 acionamentos por aglomerações, 8.909 por comércios abertos e 375 por descumprimento de proteção individual.

A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. Além de cumprir as medidas de isolamento, as pessoas podem denunciar condutas que desrespeitem o Decreto Estadual n° 33.574. As informações podem ser repassadas ao número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo é garantido.