SSPDS reforça ações de fiscalização de decreto estadual no Interior Norte

25 de maio de 2020 - 18:00 # # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reforçou as ações de fiscalização para o cumprimento do decreto estadual de isolamento social rígido no Interior Norte do Ceará. Nesta segunda-feira (25), o secretário da SSPDS, André Costa, e o comandante geral da PMCE, coronel Alexandre Ávila, realizaram visitas às cidades de Sobral e Acaraú, para acompanhar os trabalhos policiais que giram em torno do controle de veículos nas barreiras das cidades e de ações de conscientização para que as pessoas permaneçam em seus domicílios. O cronograma das visitas incluiu conversas com os prefeitos dos dois municípios.

“Estivemos eu e o coronel Alexandre, em Sobral e Acaraú, que são duas cidades que recebemos solicitação de apoio para que as ações da segurança pública auxiliassem essas forças municipais no combate ao novo coronavírus, especialmente no que tange à manutenção do dever de permanência domiciliar, para que assim a gente possa cumprir o isolamento social rígido. São duas cidades que tiveram seus índices de contaminação elevados nos últimos dias e, por esta razão, os gestores municipais solicitaram apoio. Viemos então pessoalmente para reforçar com os nossos comandantes e a nossa tropa, e também reafirmar o compromisso com os gestores de que terão todo apoio da segurança pública, mais uma vez, no intuito de salvar vidas”, destacou o secretário André Costa.

O reforço policial no Interior Norte, no qual fazem parte as Áreas Integradas de Segurança 14, 15, 16 e 17, vai atuar no patrulhamento das principais vias das cidades no intuito de colaborar com as ações dos municípios para o cumprimento de medidas estabelecidas nos decretos locais e estadual. Além disso, o policiamento atua também em barreiras para o controle de veículos entre as cidades vizinhas, bem como na circulação de pessoas. Os cidadãos abordados são orientados sobre a importância de permanecerem dentro de casa e de fazerem o uso de máscaras de proteção facial, além de outras medidas de prevenção para evitar o contágio da doença. Apenas os estabelecimentos de serviços considerados essenciais poderão funcionar durante o período estabelecido nos decretos.

Com isolamento social rígido até o dia 1º de junho, Sobral mantém as fiscalizações conduzidas pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesep), em parceria com as forças da segurança pública estadual. O prefeito da maior cidade da região Norte do Estado, Ivo Gomes, ressalta a importância do alinhamento das ações entre o Estado e o município para o efetivo cumprimento do decreto. “Agradeço pelo comprometimento de vocês e reforço que é muito importante pra nós que a Polícia some esforços com a nossa Guarda Municipal no combate ao coronavírus, além de proteger o povo nas ruas contra possíveis ocorrências”, reforçou o prefeito, frisando que a Prefeitura continua à disposição da Polícia para ajudar no que for preciso.

Após conversa com o gestor municipal de Sobral, o secretário e o comandante geral da PMCE seguiram para Acaraú. Lá, onde o decreto municipal com medidas restritivas de enfrentamento à Covid-19 segue até o dia 31 de maio de 2020, o município segue com o controle da circulação de pessoas e veículos nos espaços e vias públicas. O comandante geral da PMCE, coronel Alexandre Ávila, ressalta que as visitas aos municípios têm o objetivo de monitorar de perto as ações policiais, bem como verificar outras necessidades das equipes policiais. “O objetivo dessa visita foi acompanhar e monitorar as ações de combate à pandemia, de cumprimento do decreto governamental, verificar as necessidades e recursos, seja humano ou logístico, para otimizar essas operações e avaliar o desenvolvimento das atividades de combate ao crime realizadas pela Polícia Militar nos municípios”, disse.

Além do efetivo policial nas ruas, ambos os municípios contam com o apoio de câmeras do sistema de videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. As imagens geradas pelos equipamentos auxiliam nas ocorrências, permitindo agilidade no atendimento policial, monitorando as ações nas principais vias das cidades e inibindo a prática de ações criminosas ou que violem as recomendações sanitárias adotadas pelos municípios.

A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. Além de cumprir as medidas de isolamento, as pessoas podem denunciar condutas que desrespeitem o Decreto Estadual n° 33.574. As informações podem ser repassadas para o número 190. O sigilo é garantido.