Ocorrências atendidas para cumprimento de decreto estadual em Fortaleza chegam a 920

15 de maio de 2020 - 12:21 # # # #

Com informações das assessorias de comunicação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC)

Uma semana após o início das ações de fiscalização para cumprimento do decreto governamental com medidas de isolamento mais rígidas em Fortaleza, o número de ocorrências atendidas pelos órgãos estaduais e municipais chega a 920. O relatório do Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GCEC) contabilizou 591 acionamentos por aglomerações de pessoas, 257 por comércios abertos e 72 casos de descumprimento ao uso de proteção individual, entre as 19 horas da quinta-feira (7) e às 8 horas desta sexta-feira (15).

“Esse é um grande esforço, de muito trabalho de todas as nossas forças. É um grande momento também de a gente agradecer a população que em geral tem colaborado com o trabalho da segurança pública e da saúde pública, cumprindo seu dever de permanecer em seus domicílios e casas. Agradecer também o trabalho de todos os órgãos envolvidos da Secretaria da Segurança Pública do Estado, também o Detran e todos os órgãos municipais de Fortaleza envolvidos no grande esforço e trabalho conjunto, que certamente trará os resultados pretendidos de ajudar a saúde pública a salvar vidas”, enfatiza o secretário da Segurança Pública, André Costa.

As Áreas Integradas de Segurança (AIS) que mais registraram ocorrências continuam sendo as AISs 1, 7 e 3. As barreiras fixas e as blitze móveis já abordaram quase 50 mil veículos, que foram identificados circulando pelas ruas da cidade e também que precisaram passar pelas divisas municipais. Os condutores ou passageiros que não tiveram seus deslocamentos justificados ou que estavam sem máscara facial foram orientados a retornarem aos seus domicílios, como medida de prevenção. Os trabalhos integrados permanecem até o fim do decreto, no dia 20 de maio.

As estatísticas são geradas diariamente por representantes dos órgãos estaduais e municipais que compõem o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GCEC), instalado na sede da SSPDS. O GCEC conta com a presença física e remota de representantes da SSPDS, das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

Barreiras fixas e patrulhamento

O plano operacional estabeleceu a instalação de sete barreiras fixas nas vias de entrada e saída de Fortaleza, que foram montadas para evitar a circulação de pessoas sem justificativa entre os municípios. Os locais contam com efetivo da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os trabalhos também ocorrem em blitze e patrulhamentos volantes montados em 104 quadrantes de Fortaleza.

Fluxo de veículos na Capital

Após uma semana de isolamento social rígido, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) registrou uma redução de 57% no volume total de tráfego em Fortaleza. Os dados são baseados no fluxo veicular dos equipamentos de fiscalização eletrônica distribuídos em 113 pontos da cidade. Entre os bairros que apresentaram as maiores quedas no volume de veículos estão Luciano Cavalcante, Manuel Dias Branco, Cocó e São João do Tauape, que tiveram uma redução de mais de 75% na circulação. Por outro lado, o percentual de redução nos bairros Vila Pery, Bom Jardim, Mucuripe e Bonsucesso não chegou a 35%.

Já rodovias estaduais que cortam a Capital, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também verificou uma tendência de queda no volume médio de veículos. Na Avenida Washington Soares (CE 040), uma importante via que percorre vários bairros e também liga Fortaleza a cidades da região metropolitana como Eusébio e Aquiraz, a redução foi de até 71% durante a primeira semana de vigência do decreto governamental. Outras duas vias que são monitoradas diariamente pelo Detran-CE a Av. Senador Carlos Jereissati (CE 401), que também dá acesso ao Aeroporto Internacional de Fortaleza, e a Avenida Ministro José Américo (CE 402) apresentaram redução de volume médio de veículos de 65% e 62%, respectivamente.

A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. Além de cumprir as medidas de isolamento, as pessoas podem denunciar condutas que desrespeitem o Decreto Estadual n° 33.574. As informações podem ser repassadas ao número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo é garantido.