Corpo de Bombeiros percorre ruas de Fortaleza para agradecer população por permanecer em casa

2 de abril de 2020 - 17:35 # # # # #

Gratidão: esse foi o sentimento que motivou os homens que integram a banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) a saírem às ruas, no início da noite dessa quarta-feira (1º). Tocando clássicos da música brasileira e internacional, o espetáculo musical promovido pelos bombeiros foi a forma encontrada pela corporação para agradecer aos milhões de cearenses e residentes de Fortaleza que permanecem em suas casas, em razão do decreto estadual que estabeleceu medidas de isolamento para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) em todo o Estado. A ação terá continuidade nos próximos dias.

Da varanda do alto dos prédios ou das janelas das casas, moradores aplaudiam e celebravam a iniciativa dos bombeiros cearenses em levar música às ruas em período de confinamento e distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Do chão, a banda regida pelo tenente-coronel Mendonça percorria as ruas desertas entoando clássicos da música brasileira e internacional e era ovacionada pela população. Nos intervalos das músicas, ecoavam mensagens de apoio e agradecimento tanto por parte da população quanto por parte dos bombeiros.

Da faixa estampada na viatura Auto Bomba Tanque, vinham as palavras de gratidão e alento: “Obrigado por ficar em casa! #TudoFicaráBem”. Dos alto-falantes da viatura ecoavam falas de agradecimento à pequena homenagem que era feita à população que está em casa salvando vidas. “Obrigado por todo o carinho que vocês mandaram das varandas, janelas e portas e por ficarem em casa, hoje e nos outros dias. Nós também estamos com saudades de ficar com vocês. Tudo isso passará. Estaremos, nesse e em qualquer momento difícil, prontos para ajudá-los. Obrigado, cearenses”.

Salvar vidas

Com a missão de salvar vidas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), assim como as demais vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), está nas ruas diariamente cumprindo o dever de garantir o acesso da população aos serviços essenciais do Estado e o de preservar vidas. O trabalho dos profissionais da segurança pública também é educativo, no sentido de conscientizar aos cidadãos a permanecerem em casa e adotar todos os cuidados com a higiene necessários para não contrair a doença.

Isolamento social

O Decreto Estadual nº 33.519, de 19 de março de 2020, estabelece medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, a partir de critérios técnicos e científicos, no intuito de promover o isolamento social da população, como melhor alternativa para evitar o avanço da doença, protegendo a vida de todos, em especial daqueles que integram seu grupo de risco. O Governo do Estado esclarece ainda que o isolamento da população é o meio mais eficaz para conter a rápida disseminação do coronavírus, reduzindo no tempo a curva de crescimento da doença e, assim, permitindo que as unidades de saúde não entrem em colapso na capacidade de atendimento e possam atender, da melhor forma, todas aqueles que, no período de disseminação ampla da pandemia, venham a precisar de cuidados médicos.