PMs participam de Curso de Policiamento Preventivo Especializado

16 de março de 2020 - 17:55 # # #

A capacitação é promovida pela Aesp e tem foco na excelência do atendimento às vítimas de violência

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (16), a qualificação de 40 policiais militares no Curso de Policiamento Preventivo Especializado. A capacitação, que ocorre entre os dias 16 e 27 de março, tem uma carga horária de 80 horas/aula e visa habilitar os agentes para atuar nas Unidades Integradas de Segurança (Uniseg) e demais territórios, por meio do Grupo de Apoio às Vítimas da Violência (GAVV), Grupo de Segurança Comunitária (GSC), Grupo de Segurança Escolar (GSE), Grupo de Prevenção Focada (GPF) e bases do Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger), executando um trabalho de acolhimento, cuidado e proteção a grupos vulneráveis.

“A ideia é capacitar os nossos policiais para que desenvolvam a atividade de polícia de aproximação, especificamente, de uma de forma técnica e científica, ampliando os conhecimentos e estratégias de policiamento comunitário”, explicou o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior.

Segundo o coordenador do curso, capitão Messias Mendes, que também é assessor de Polícia Comunitária da Polícia Militar do Ceará (APCOM), o treinamento, que terá duração de duas semanas de dedicação exclusiva, é a materialização da doutrina de polícia comunitária.“O treinamento foca no cidadão, na individualidade e de suas necessidades, e nas ações a serem desenvolvidas pela Polícia Militar. O curso prevê disciplinas de rede de atenção e cuidado como estratégia de segurança pública, mobilização comunitária e conselhos comunitários de segurança e noções da Lei n° 13.431, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência”, explica o coordenador.

O Plano de Ação Educacional também visa aprimorar e multiplicar as técnicas de mediação de conflito no exercício da atividade policial militar e no domínio da comunicação-não-violenta como ferramenta de melhoramento das ações policiais em território de alta vulnerabilidade.

Esta é a primeira turma do Curso de Policiamento Preventivo Especializado do ano. Outra turma está prevista no Plano Anual de Capacitação 2020. A temática também foi trabalhada pela Aesp em 2019, quando a Academia realizou duas turmas do Curso Estratégico de Policiamento Comunitário voltado para oficiais da PM, capacitando cerca de 70 profissionais vindos das policias militares do Ceará e dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Paraná.