Operador da Ciops é agraciado com Certificado de Destaque Operacional

12 de março de 2020 - 17:00 # # # # # #

O 4º encontro de operadores e controladores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) aconteceu, nessa quarta-feira (11), no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). A reunião, que acontece mensalmente, tem como objetivo avaliar o trabalho desenvolvido pelos profissionais, que são responsáveis pelo monitoramento das principais vias de Fortaleza e das cidades que compõem a Região Metropolitana. Durante o evento, é realizada a entrega do Certificado de Destaque Operacional para o operador destaque do mês. Na ocasião, a honraria foi entregue a Alex Andrade Serra dos Santos, que obteve os melhores resultados no mês de fevereiro.

“É sempre gratificante entregar o certificado ao nosso destaque. A homenagem eleva mais ainda o sentimento de dever cumprido e incentiva nossos profissionais a melhorarem a atuação dentro do Núcleo”, destaca o tenente-coronel Alber Campos, coordenador do Nuvid da Ciops. O oficial ressalta sempre uma de suas maiores premissas, que é a valorização de todos os envolvidos nas atividades dentro do Nuvid. “Há um entendimento que não será alterado, que é buscar a valorização de cada um e mostrar aos operadores o quanto eles são importantes no desenvolvimento do trabalho dentro da Ciops”, frisou.

“Este certificado de destaque operacional no Núcleo de Videomonitoramento do mês de fevereiro de 2020 é fruto de esforço e dedicação em servir proativamente no desempenho da minha função”, destacou Alex Andrade, destaque de fevereiro. O operador está desde 2017 no quadro da Coordenadoria e pontuou ainda que “o reconhecimento é importante, mas o sentimento meu e de todos os meus colegas é de satisfação também por estarmos somando para o crescimento da Ciops e contribuindo com o bem-estar da sociedade cearense”.

A entrega do certificado acontece desde novembro do ano passado. Patrícia Queiroz, Yasmin Freitas e Elias Moraes foram os destaques do Nuvid dos meses de novembro, dezembro e janeiro, respectivamente.

Videomonitoramento

O Estado do Ceará conta hoje com 3.304 equipamentos de videomonitoramento, sendo 2.543 instalados na Capital e 761 em 42 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e Interior. Há 20 anos, quando a Ciops surgiu, eram apenas quatro câmeras instaladas em pontos da Avenida Beira Mar, na Capital. Em 2015, o projeto de videomonitoramento em Fortaleza passou para 164 câmeras na SSPDS. Com a chegada do reforço de novos equipamentos e da integração de outros órgãos, hoje, o número de equipamentos saltou para mais de 600 vezes do número inicial, em 20 anos, e mais de 15 vezes em quatro anos.

Corpo funcional

Hoje a Ciops, que agrega 12 órgãos de urgência e emergência de Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza, conta com representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Defesa Civil de Fortaleza, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Fortaleza, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e a Secretaria da Administração Penitenciário (SAP). Todos atuam integrados e 24 horas por dia. Para isto, basta ligar os números de emergência: 190, 192 ou 193. O serviço também está disponível caso o cidadão estrangeiro disque 112, usado na Europa, e o 911, usado nos Estados Unidos.