PCCE apreende objetos em sala clandestina utilizados em atividades cartorárias 

27 de fevereiro de 2020 - 16:49 # #

Em mais uma ação de combate à criminalidade, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do 11º Distrito Policial, deflagrou, na manhã da última sexta-feira (21), a 1ª Fase da Operação Subscriptio. A ação ocorreu, no bairro Maraponga – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9), e resultou na apreensão de selos, carimbos, cartões de autógrafos, dentre outros objetos utilizados em atividades cartorárias.

As diligências iniciaram após investigações iniciadas, no ano de 2019, sobre a possível atuação clandestina, em Fortaleza, de um cartório com sede no interior do Estado. A partir de um endereço situado no bairro Maraponga, os agentes de segurança se deslocaram até uma sala, em um prédio comercial, onde deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pelo Poder Judiciário.

De acordo com os policiais civis, foram encontrados no local selos, carimbos, cartões de autógrafos e de reconhecimento de firma, dinheiro em espécie, dentre outros objetos utilizados no exercício de atividades cartorárias. As investigações iniciais da distrital eram sobre outro cartório, porém, durante as diligências, foram apreendidos selos e carimbos oriundos do município de Mulungu (AIS 15).

Diante dos fatos, cinco pessoas que se encontravam no local, apontadas como despachantes, foram conduzidas até o 11º Distrito Policial para prestar esclarecimentos e, em seguida, foram liberadas. A Polícia Civil segue investigando o caso com o objetivo de identificar os envolvidos.

Denúncias

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o telefone (85) 3101-2954, do 11º Distrito Policial (DP). O sigilo e o anonimato são garantidos.