Operador da Ciops destaque de janeiro é agraciado com Certificado de Destaque Operacional

7 de fevereiro de 2020 - 17:55 # # # #

Pelo terceiro mês seguido, operadores e controladores que atuam no Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) se reuniram para avaliar o trabalho desenvolvido. Esses profissionais são responsáveis pelo monitoramento das principais vias de Fortaleza e das cidades que compõem a Região Metropolitana. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (7), no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), e teve como ponto máximo a entrega do Certificado de Destaque Operacional para o operador Elias Márcio Freitas Moraes, destaque do mês de janeiro.

O tenente-coronel Alber Campos, coordenador do Nuvid da Ciops, destacou a importância em valorizar os profissionais que atuam no setor, para assim dar mais qualidade às atividades desenvolvidas. “O ser humano é movido por desafios. Com isso, houve o entendimento que é necessário mostrar aos operadores o quanto eles são importantes no desenvolvimento do trabalho dentro da Ciops, não só em ações policiais, mas em outros atendimentos, como na localização de pessoas desaparecidas e ocorrências médicas. Foi com esse pensamento que voltamos nossa atenção para a valorização dos nossos profissionais”, ressaltou.

No videomonitoramento desde 2017, o operador Elias Moraes, destaque de janeiro, falou com orgulho de sua atividade e ressaltou o quanto a valorização motiva a atuação não só dele, mas dos demais profissionais que atuam no Nuvid da Ciops. “Trabalho com muito prazer e tenho orgulho de fazer parte dessa equipe, que tem atuação importante para o trabalho da Polícia. Pra completar, esse reconhecimento mensal motiva mais ainda na nossa atividade”. O profissional trouxe consigo seus pais, Maria de Fátima e Pedro Otávio, além de seu irmão, o major Marcos Moraes, da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

A entrega do certificado acontece desde novembro do ano passado. As operadoras Patrícia Queiroz e Yasmin Freitas foram os destaques dos meses de novembro e dezembro, respectivamente.

Videomonitoramento

O Estado do Ceará conta hoje com 3.304 equipamentos de videomonitoramento, sendo 2.543 instalados na Capital e 761 em 42 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e Interior. Há 20 anos, quando a Ciops surgiu, eram apenas quatro câmeras instaladas em pontos da Avenida Beira Mar, na Capital. Em 2015, o projeto de videomonitoramento em Fortaleza passou para 164 câmeras na SSPDS. Com a chegada do reforço de novos equipamentos e da integração de outros órgãos, hoje, o número de equipamentos saltou para mais de 600 vezes do número inicial, em 20 anos, e mais de 15 vezes em quatro anos.

Corpo funcional

Hoje a Ciops, que agrega 12 órgãos de urgência e emergência de Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza, conta com representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Defesa Civil de Fortaleza, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Fortaleza, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e a Secretaria da Administração Penitenciário (SAP). Todos atuam integrados e 24 horas por dia. Para isto, basta ligar os números de emergência: 190, 192 ou 193. O serviço também está disponível caso o cidadão estrangeiro disque 112, usado na Europa, e o 911, usado nos Estados Unidos.