Suspeito é preso com armas e pássaros silvestres em ação do BPMA da PMCE em Maranguape

5 de fevereiro de 2020 - 14:34 # # # # # # #

Uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou uma ação nessa terça-feira (4), em Maranguape – Área Integrada de Segurança 12 -, que resultou na apreensão de duas armas de fogo e de pássaros silvestres. O armamento e as aves foram encontrados em uma propriedade agrícola situada no bairro Mocozal. Durante a ofensiva, um homem foi preso e levado pelos policiais militares para a Delegacia Metropolitana de Maranguape da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi instaurado inquérito policial referente ao fato.

Os policiais estavam de serviço quando foram acionados para o bairro Mocozal, onde uma denúncia apontava para a prática de caça de aves na região. De posse das informações iniciais, os agentes seguiram até a localidade indicada e logo no primeiro imóvel avistaram vários pássaros em gaiolas. Na casa, eles encontraram Antônio da Costa Moura (52). Questionado sobre possuir licença para criar os animais encontrados, ele disse aos militares que não possuía a autorização.

Foi realizada vistoria na residência, e durante ela foram encontradas duas armas de fogo, sendo uma espingarda calibre 12 e uma tipo socadeira. Também foram achadas oito munições calibre 12, uma munição de calibre 16 intacta e uma de calibre 38 deflagrada. Os pássaros foram um periquito do sertão, um sabiá, dois galos campina, um primavera, dois papa-capins, dois bigodeiros e um golinha.

Com base no que foi encontrado, foi dada voz de prisão a Antônio da Costa Moura. Ele foi levado para a Delegacia Metropolitana de Maranguape, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de uso permitido e crime ambiental. Todo material e as aves também foram recolhidos pelos agentes de segurança e encaminhados para a unidade da PCCE.