Bombeiros liberam rua interditada por queda de árvore no Bom Jardim

26 de dezembro de 2019 - 17:14 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS), desobstruiu uma via pública por ocasião da queda de uma árvore de porte médio, na Rua Maria Júlia, no Bairro Bom Jardim, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2). A ocorrência foi gerada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nessa quarta-feira (25.

De pronto, a Guarnição de Busca e Salvamento 5, na viatura AS-43, se deslocou para o local. Os bombeiros militares, após cerca de 30 minutos de operação com o uso de um facão e uma motosserra,desobstruíram totalmente a via.Após a ação, foi possível verificar que a árvore não caiu em sentido à rua, não causando danos materiais. O incidente não deixou feridos.

Árvores caídas em via pública ou sobre a rede de fiação elétrica, veículos, residências ou edificações comerciais podem causar muitos transtornos, isso quando fica somente no prejuízo material.Com foco na segurança do cidadão, o Corpo de Bombeiros Militar realiza o corte de árvores apenas quando apresentam risco de queda, pois elas atingem as vias públicas, param o trânsito e colocam vidas em risco nas situações mais extremas.

Como prevenir?

As árvores são fundamentais para a redução da poluição e dos ventos. Elas mantêm a umidade do ar e as chuvas regulares e, entre outras coisas, proporcionam sombra nas cidades. Contudo, é preciso atenção, principalmente, nessa época do ano, quando elas ficam mais vulneráveis.

Mas precisamos estar atentos para os cuidados de manutenção das árvores que são básicos, por água, acompanhar o seu crescimento e procurar ordená-lo de modo a não permitir que esta árvore cresça desordenadamente, podendo gerar problemas futuros. Para tanto, a poda é fundamental e precisa ser feita por profissionais habilitados e conhecedores de seu mister, de modo que este serviço não ocasione um mal maior.

Apesar do serviço de poda e corte ser responsabilidade dos municípios, o Corpo de Bombeiros também realiza vistorias quando há suspeita de que a árvore esteja em risco de queda (somente neste caso). Basta ligar 193.

Em caso programado, como proceder?

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, realiza o serviço de poda ou corte, observando o seguinte protocolo a seguir.

Descrição

O serviço de poda e corte de Árvores é disponibilizado através da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor). A poda é realizada para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o corte ocorre somente quando há risco de acidentes ou alguma edificação a ser construída no local. Para evitar prejuízos ao meio ambiente, a cada árvore cortada, é realizado o plantio de, no mínimo, duas.

Requisitos necessários:

O cidadão tem três opções para solicitar o serviço de poda:

1 – Diretamente na Secretaria Regional do seu bairro.
2 – Através do 156
3 – Fala Fortaleza – 0800 285 0880

Já o serviço de corte somente pode ser solicitado na Secretaria Regional, porque depende de avaliação realizada por engenheiro agrônomo e emissão de laudo técnico.

Etapas do serviço:

– Abertura do processo
– Emissão de protocolo
– Agendamento
– Acompanhamento (85) 3131 7660 ou através do 156

Execução

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

A Área responsável é a Diretoria de Conservação e Monitoramento – DICOM, por meio da Gerência de Manutenção de Praças, Canteiros e Passeios (Gemap), localizada na Rua Marechal Deodoro, 1501, Benfica.