Mais 292 militares são promovidos em Juazeiro do Norte

19 de dezembro de 2019 - 15:27 # # # # #

Dia histórico para os militares de todo o Ceará. Como parte da política de valorização dos agentes da segurança pública do Ceará, o Governo do Ceará promoveu, na noite desta quarta-feira (18), policiais militares e bombeiros da região do Cariri. Em Juazeiro do Norte, a vice-governadora Izolda Cela assinou a mudança de patente e graduação dos 292 militares. Mais cedo, pela manhã, o governador Camilo Santana já havia promovido outros 2.206 agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Ao todo, 3.037 profissionais terão o trabalho reconhecido por promoções. A solenidade ocorrerá ainda na cidade de Sobral, no fim do mês. Desde maio 2015, foram contabilizadas 18.791 promoções baseadas na lei estadual elaborada pelo governador. Até então, as carreiras dos oficiais e praças seguia fluxo incerto. No ano de aprovação da lei, 8.891 militares subiram de patente. Se não fosse o dispositivo legal, apenas 29 militares seriam beneficiados naquele ano.

Diante dos promovidos, a vice-governadora exaltou o trabalho dos profissionais que compõem a segurança pública do Ceará. “Temos aqui instituições que têm a missão de proteger e oferecer segurança para a população. Isso é uma tarefa muito desafiadora, principalmente nos tempos mais recentes”, reconheceu.

Esforços

Izolda Cela também destacou o trabalho do governador Camilo Santana em manter a cada ano o compromisso de reconhecer a atuação dos militares. “Sabemos o que os estados brasileiros vêm atravessando ao longo desses anos, é muita dificuldade, crise de diversas naturezas, ainda assim, com esforço e trabalho, o Governo do Ceará consegue manter o nível de estabilidade necessário para seguir avançando”, afirmou.

Em sua fala, o secretário estadual da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, apontou os resultados positivos no combate à criminalidade neste ano no Ceará. “Caminhamos para terminar 2019 como o ano com o menor número de homicídios, de latrocínio, de roubo de cargas, de roubo de veículos e de roubo a bancos de toda a década”, listou. E concluiu: “o principal fator que explica essa redução da criminalidade é o trabalho desses homens e mulheres que fazem a segurança pública do Ceará e trazem melhoria na vida da população. É um momento de gratidão, como secretário e como cidadão cearense.”

Valorização

Agora tenente-coronel da Polícia Militar, Alenir Bezerra resumiu a cerimônia de formatura em uma única palavra: valorização. “É um sonho, não tem como mensurar esse momento, estamos sendo valorizados e o Governo do Estado prova com isso, respeito a nossa profissão de policial militar”, comemorou.

Para os bombeiros oficiais, a noite também foi especial. Sete foram promovidos, três a tenente-coronel, e quatro a tenente. “Antigamente entrávamos na corporação sem um futuro definido em relação às promoções, com a lei criada pelo governador Camilo Santana, agora, temos a certeza de que o trabalho será reconhecido”, destacou o tenente-coronel Fechine.