Polícia Civil desmonta esquema de tráfico de drogas que abastecia municípios do Cariri

17 de dezembro de 2019 - 17:12 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de uma investigação conduzida pelo Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, desmontou um esquema de tráfico de drogas cujos integrantes se organizavam para abastecer municípios do Cariri cearense com entorpecentes. Nesta terça-feira (17), com apoio da Delegacia Regional de Crato, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, três mandados de busca e apreensão, o seqüestro de dois imóveis e a apreensão de um automóvel. Durante a operação policial, foram apreendidos 2,2 kg de cocaína, um revólver calibre 38, 20 munições, uma motocicleta e mais de 6 mil reais em espécie.

As investigações sobre a atuação do grupo criminoso iniciaram com a prisão de Francisco Alex Leite dos Santos (23), em agosto de 2018. Em um imóvel na Rua dos Universitários, os policiais apreenderam 8 kg de crack e cocaína. Ao aprofundarem as apurações a partir desse caso, os investigadores se debruçaram e reuniram provas da atuação de cada integrante no esquema. Preso desde 2016, o responsável pela organização foi identificado como Cosmo Machado de Oliveira (37), o “Alemão”, com passagens por moeda falsa, adulteração de sinal identificador de veículo e tráfico de drogas. Ele é companheiro da tia de Alex, identificada por Dasdores Rosilene Alves dos Santos (33), que responde a uma ação penal por tráfico. Para a Polícia Civil, ela ficou encarregada de executar as tarefas em nome do companheiro no esquema criminoso.

De acordo com o titular do NCTD, Felipe Marinho, o grupo trazia a droga de Fortaleza por via terrestre até a cidade de Lavras da Mangabeira, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19). “Após a chegada da droga numa propriedade que servia como laboratório, os integrantes misturavam outros insumos para aumentar a droga e revendê-la em Juazeiro do Norte e Crato, principalmente”, conta o delegado. Os demais integrantes, segundo as apurações, eram responsáveis pelo transporte e abastecimento dos entorpecentes.

Foram presos nesta manhã: Felipe Ytalo Duarte de Sousa (26), o “Girafa”, com três passagens por tráfico de drogas; Sebastião Freire de Aguiar (64), com antecedentes por maus-tratos e tráfico de drogas; Lidiane Saboia de Aguiar (28), com passagens por tráfico e associação para o tráfico de drogas; Wilson Agostinho de Santana (21), com duas passagens por tráfico, uma por crime contra a administração pública e um roubo; e Paulo Teles Tomas Neto (43). Também foram cumpridos mandados contra outras seis pessoas que já se encontravam presas. São elas: Francisco Wilton dos Santos Ribeiro (33), Maria do Socorro Agostinho de Cardoso (36), Maria Agostinho de Cardoso (36), Paulo Rodrigues de Sampaio (58), Cosmo Machado de Oliveira (37), o Alemão”, e Dasdores Rosilene Alves dos Santos (33)

Ainda durante o cumprimento dos mandados, um auto de prisão em flagrante foi instaurado pelo crime de tráfico de drogas, em Juazeiro do Norte. No imóvel onde Felipe Ytalo e a companheira dele, Francisca Romana Oliveira (26), que não tinha antecedentes criminais, foram presos, a Polícia Civil recolheu 2,2 kg de cocaína, uma balança de precisão, um revólver calibre 38, 20 munições, uma motocicleta e mais de seis mil reais em espécie. Ainda foram sequestrados duas residências que pertencem a “Alemão”, nas ruas dos Universitários, em Juazeiro, e na Rua Moacir Gondim Lossio, no Crato.

Com as prisões de hoje, a Polícia Civil desarticulou o esquema de tráfico de drogas na região e mantém as investigações no sentido de identificar outras pessoas que colaboravam com os investigados. A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com informações que identifiquem suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou ainda para o número (88) 99997-7275, que é WhatsApp do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) de Juazeiro do Norte. O sigilo e o anonimato são garantidos.