Operação contra poluição sonora em Cascavel resulta na apreensão de seis veículos equipados com sistema de som

16 de dezembro de 2019 - 14:27 # # # # # #


Uma operação em conjunta contra poluição sonora no município de Cascavel terminou com seis carros equipados com sistema de som e sete pessoas conduzidas à delegacia. O resultado faz parte da Operação Marulho, deflagrada, neste domingo (15), no município da Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). O trabalho foi conduzido pela Delegacia Metropolitana de Cascavel, que contou com apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Policiamento Geral Ostensivo (POG), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Secretaria de Segurança Pública de Cascavel, por meio de equipes da Guarda Municipal Civil e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

O objetivo da operação era coibir a prática de poluição sonora nas praias de Caponga e Águas Belas, ambas em Cascavel. As abordagens se deram em vias públicas e residências dessas localidades. No total, sete homens foram conduzidos à unidade policial daquele município, onde foram realizados cinco autos de prisão em flagrante e dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO, com base nos artigos 54 e 54 §1º, da Lei de Crimes Ambientais. Os investigados foram autuados por emissão de sons que variaram entre 66 e 88 decibéis, níveis que prejudicam a saúde humana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o nível de ruído para a audição humana não deve ultrapassar os 50 decibéis.

Além das prisões, os profissionais recolheram seis veículos equipados com diversos tipos de sistema de som alta potência. Em um dos veículos, conforme avaliação do proprietário, o equipamento custou R$ 38 mil. Após os procedimentos realizados na Delegacia Metropolitana de Cascavel, os homens foram liberados após pagamento de fiança. Todo os veículos e equipamentos foram apreendidos pelos agentes e também foram apresentados na unidade policial.

“A Polícia Civil segue com o trabalho de identificar pessoas que insistem em infringir as leis e o sossego da população. Recomendando ainda que as pessoas façam denúncias à delegacia e colaborem com o trabalho policial”, orienta o titular da Delegacia Metropolitana de Cascavel, delegado Josafat Carneiro.

Denúncias

A população pode contribuir com o trabalho policial repassando informações que levem a identificação dos suspeitos. As denúncias devem ser feitas para o número (85) 99604-1418, que é o WhatsApp Denúncia da Delegacia Metropolitana de Cascavel. O sigilo e anonimato são garantidos.