Bombeiros resgatam operários suspensos no 4º andar de prédio no bairro Dionísio Torres

13 de dezembro de 2019 - 18:31 # # #

Dois operários que se encontravam suspensos no 4° andar de uma edificação foram resgatados, na manhã desta sexta-feira (13), por equipes da Guarnição de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), no bairro Dionísio Torres – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). A equipe foi acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

O salvamento foi iniciado, por volta das 8h30min, quando os bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência sobre dois operários que se encontravam suspensos no 4° andar de um prédio, localizado na Rua Vicente Linhares, após os andaimes se desprenderem. De posse da localização, a guarnição composta pelo capitão Gleidson (comandante da guarnição), subtenente Mesquita, sargento Kleuton e sargento Alexandre, se deslocaram ao local e resgataram com êxito os homens. Após o salvamento, uma das vítimas foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para uma unidade hospitalar.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Sérgio Chaves, a dupla realizava um trabalho de manutenção predial, quando um dos andaimes em que eles estavam se soltou, fazendo com que eles ficassem pendurados. Os operários se encontravam com suas travas quedas que deu a segurança necessária para não caírem.

Os bombeiros realizaram uma ancoragem dentro do apartamento, utilizando como ponto fixo uma coluna, afixaram um cabo-guia, mosquetão e uma polia, permitindo que os operários descessem de modo controlado e seguro do 4º para o 3º andar. O uso da Auto Escada Mecânica para dar apoio à operação não foi possível por conta do layout da planta do prédio, que não viabiliza espaço e/ou acesso para o equipamento ser estabelecido ou arvorado.

Saiba mais:

Segundo o Major Landim, Comandante da 1ªCia/BBS, todo o efetivo dispõe de diversos cursos de manutenção e especialização, dentre eles, o Curso de Manutenção em Operações em Altura e Terrestre, com carga/horária de 80 horas/aula.
Ouça o Major Landim:

Bombeiros Militares do Ceará concluíram o Curso de Salvamento em Altura no Estado de Goiás