Policiais do Cotam concluem Curso Avançado de Abordagem Policial

4 de dezembro de 2019 - 18:00 # # # # #

Noventa e quatro policiais militares concluíram, na manhã desta quarta-feira (04), o Curso Avançado de Abordagem Policial promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Segundo o Plano de Ação Educacional, o treinamento, de 60 horas/ aula, ocorreu ao longo do mês de novembro e teve o objetivo de promover o aprimoramento técnico-profissional dos oficiais e praças do 1º Batalhão do Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Ceará (Cotam).

Com aulas teóricas e práticas, em diversos ambientes, os alunos tiveram a oportunidade de atualizar os conhecimentos e as práticas policiais, acompanhando instruções de teoria de abordagem a edificações; instrução tática individual; defesa pessoal; atendimento pré-hospitalar; prática de abordagem a edificações com uso de equipamentos de arrombamento e tiro policial aplicado a edificações.

“O nosso maior objetivo foi trabalhar o conhecimento do policial no tocante a abordagem, principalmente na abordagem a edificações, que é uma situação que nós passamos todos os dias. O nosso efetivo já tinha conhecimento de muitas técnicas, mas os métodos policiais são renovados, reavaliados e todo esse novo conhecimento foi repassado para eles”, explicou o comandante do 1º BPChoque/Cotam, major PM Eduardo Barreto, que atuou junto a coordenação do curso.

Durante a solenidade de formatura, o coronel-comandante geral da PMCE, Alexandre Ávila de Vasconcelos, destacou a importância da capacitação continuada para as unidades especializadas. “É fundamental que essas tropas especiais estejam se reciclando, retroalimentando o conhecimento delas com a análise de ocorrências que ocorrem não só em nosso Estado, mas em outros territórios da Federação e em outros países, para no caso de se depararem, eventualmente, com situações parecidas, estejam preparados para atuar nas ocorrências mais complexas”, pontuou o oficial.