Corpo de Bombeiros do Ceará treina para participar do 4º Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

2 de dezembro de 2019 - 16:44 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), está realizando diversos treinos para participar do 4º Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, que será realizado em Brasília, Distrito Federal. O desafio ocorrerá entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2019. Esta edição do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma é organizada pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Esta etapa nacional servirá como seletiva para as equipes representantes no Brasil no Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge) em 2020.

Os participantes devem ter experiência nas áreas de salvamento veicular e trauma, além de serem membros efetivos de Corpos de Bombeiros Militares ou voluntários. Membros de serviços de emergência públicos ou privados que prestem serviço e atendam ocorrências envolvendo vítimas presas às ferragens de veículos, assim como equipes que realizam atendimento pré-hospitalar em nível básico ou avançado também estão qualificadas para participar do desafio.

A delegação enviada pelo CBMCE e que fará parte do 4º Desafio Nacional será composta por quatro equipes, dívidas em duas categorias (Salvamento Veicular e Trauma-Desenvolvimento). O tenente-coronel Albert Arruda, atual comandante do Batalhão de Socorro de Urgência, comentou sobre a participação do CBMCE. “Em 2018, o Ceará sagrou-se campeão da categoria trauma desenvolvimento, sendo convidada a participar do campeonato mundial na França. Na participação, alcançamos o 30º lugar mundial em trauma. Esperamos que tudo corra bem para os nossos competidores, e que o Ceará volte com excelentes resultados”.

É obrigatório que as equipes possuam autorização escrita emitida pela corporação ou empresa, que será devidamente homologada pela Abres. Os grupos passarão por um processo de análise e seleção antes da confirmação de sua inscrição no 4º Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma. As equipes que obtiveram a primeira e segunda colocações no Desafio Nacional 2018 e que participaram do World Rescue Challenge França 2019 terão direito à vaga na edição de 2019 sem a necessidade de terem participado das seletivas estaduais e não reduzem, portanto, as cotas de vagas destinadas aos estados.