Suspeito de furto é preso pela PM com auxílio do reconhecimento facial da SSPDS
18 de novembro de 2019 - 16:03 #PMCE #Reconhecimento facial #SSPDS #Suspeito preso
Mais uma vez o reconhecimento facial trouxe resultados positivos para a Segurança Pública cearense. Dessa vez, uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE), após utilizar o aplicativo desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), identificou um suspeito de furto, após este apresentar um nome falso. O infrator foi detido no bairro de Fátima – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza, nesse domingo (17).
O homem, que apresentava as mesmas características do autor de um furto ocorrido no dia 15 de novembro, em um estabelecimento comercial, foi capturado pela equipe da PMCE durante um patrulhamento nas proximidades da Igreja de Fátima. Ao se identificar para os policiais militares, o indivíduo apresentou um nome falso. Com isso, os agentes tiraram uma foto e utilizaram o reconhecimento facial presente no smartphone, por meio do aplicativo Portal do Comando Avançado (PCA).
Foi então que a equipe chegou ao nome verdadeiro do homem, sendo este identificado por José Paulo de Oliveira Nascimento (29) – com antecedentes criminais por furto, ameaça e falsa identidade. Ele foi conduzido ao 11° Distrito Policial (DP), onde foi ouvido. Em depoimento, José confessou que cometeu o furto em uma panificadora, na última sexta-feira, quando foi flagrado por câmeras de segurança. Na ocasião, ele arrombou uma das portas do local e subtraiu materiais de construção.
Um inquérito policial para apurar o crime foi instaurado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e as investigações foram transferidas para o 25° DP, unidade responsável pela circunscrição onde ocorreu o fato. Já pela falsa identidade, o homem foi autuado em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Leia mais:
Estelionatários são presos com o auxílio do reconhecimento facial da SSPDS