Alunas do CMCB participam de feira científica internacional em Recife

18 de novembro de 2019 - 12:40 # # # # #

As alunas Cellina Landim e Sophia Bessa, do 6° ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Raquel de Queiroz (CMCB-ERQ), representaram o Estado do Ceará na 25a Ciência Jovem. O evento é realizado neste mês de novembro, em Recife (PE).

A dupla apresentou uma pesquisa sobre biofertilizante foliar, por meio de um processo natural de mineralização de materiais orgânicos e de fermentação por uma população específica de bactérias de degeneração vegetal de ruminantes.

Além de apresentar o trabalho, as alunas participaram de atividades como a visita ao Espaço Ciência, uma instituição que pertence à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) de Pernambuco, que tem como objetivo popularizar a ciência e apoiar o ensino.

A Feira

A Ciência Jovem é uma feira internacional de ciência realizada anualmente pelo Espaço Ciência. Por meio dela, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, fomentando a cultura científica. Em sua 25ª edição, a Feira tem crescido a cada ano, tanto no número de trabalhos apresentados e no alcance regional do evento, quanto na qualidade das pesquisas. Muitos trabalhos utilizam o mesmo rigor científico da pesquisa madura que se desenvolve nos centros de pesquisa. Na edição mais recente, foram 300 trabalhos, com equipes de todos os estados do país e também de outros três países.