Mais de 600 profissionais de segurança atuarão durante segundo dia da Operação Enem 2019

8 de novembro de 2019 - 18:02 # # # # # # #

Durante este domingo (10), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) mobilizará mais de 600 profissionais para garantir a realização da segunda etapa da Operação Enem 2019, em todo o território cearense. Atuarão equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão transportadas para 29 pontos de unidades distribuidoras em todo o Estado, até o fim da tarde deste sábado (9). Ao todo, 711 escolas de 110 municípios do Ceará estão preparadas para o segundo dia de aplicação da prova nacional. No primeiro dia do Enem,

“A operação está transcorrendo dentro da normalidade. Nós tivemos a primeira fase, que foi no fim de semana passado, quando ocorreu tudo sob controle. Felizmente, não foi registrada nenhuma intercorrência. Estamos nos preparando para este segundo momento, com um efetivo de mais de 600 profissionais, além do patrulhamento normal. Estamos trabalhando para que tudo ocorra com a mesma normalidade da primeira fase”, destaca a coordenadora da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Adriana Arruda.

Além das vinculadas da SSPDS, participam da operação de logística a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Fundação Cesgranrio, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), Exército Brasileiro, Secretaria da Educação (Seduc), Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Enel, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec). Representantes de todas as entidades comporão o Gabinete de Gestão Integrado (GGI), instalado no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na sede da SSPDS, em Fortaleza.

O GGI tem a missão de gerenciar, de modo integrado, os eventuais incidentes, com objetivo de centralizar o atendimento e direcionar as ocorrências para a tomada de decisão por parte das autoridades envolvidas no evento, respeitando as atribuições de cada instituição. Todas as ocorrências serão acompanhadas em tempo real. Os representantes do GGI irão acompanhar o trajeto dos veículos responsáveis pelo malotes de provas, que serão escoltadas por viaturas da Polícia Militar, a partir das primeiras horas do domingo.