Equipes do CBMCE e da Ciopaer resgatam kitesurfista irlandês em Cruz

31 de outubro de 2019 - 17:56 # # # #

Um trabalho em conjunto das Forças de Segurança do Ceará resultou no resgate de um irlandês de 59 anos, nessa quarta-feira (31), no município de Cruz – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). O socorro rápido foi realizado por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e contou com o apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A rapidez do atendimento se deu após a guarnição do Corpo de Bombeiros, composta por dois socorristas da região, acionar, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a equipe da Ciopaer para dar apoio no resgate de Wesley John Moore (59). Na ocasião, a vítima praticava kitesurfe, na praia do Preá, quando se desequilibrou no equipamento e caiu no mar.

Para o atendimento médico aéreo, foi utilizada a aeronave Fênix 09, que voou até o local do acidente com pilotos e copiloto, uma médica e um enfermeiro. O irlandês foi transportado até o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

Atendimentos aeromédicos

Para que os atendimentos aeromédicos sejam realizados, a Ciopaer tem uma parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Dentro das aeronaves, a tripulação atua embarcada e é formada, além dos servidores do Sistema de Segurança Pública, por profissionais da área da saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará). Os helicópteros são equipados com todo o aparato necessário para que os atendimentos médicos sejam realizados de forma mais rápida, garantindo o resguardo das vítimas durante o transporte aéreo.