Juízes participam de Curso de Segurança Pessoal para Magistrados na Aesp

17 de outubro de 2019 - 15:26 # # # #

Iniciou, nesta quinta-feira (17), mais uma turma do Curso de Segurança Pessoal para Magistrados realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), em parceria com Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). A aula inaugural foi ministrada pelo juiz titular da 15ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza, Fabrício Vasconcelos Mazza, que falou sobre as atribuições e ações da Comissão de Segurança do TJCE e discutiu sobre as políticas de segurança do Poder Judiciário brasileiro.

 

Dezesseis juízes de comarcas da Capital e do interior do Estado participam da capacitação, que prossegue até o próximo dia 26. Neste período, os magistrados cumprirão 44 horas de treinamento, que incluem instruções de gerenciamento de crises, ações de inteligência, ações para proteção de autoridades judiciais e aulas práticas de direção defensiva/evasiva e tiro, entre outros conhecimentos.

 


Segundo o assessor militar do TJCE, tenente-coronel PMCE Clauber Wagner Vieira de Paula, que coordenará o curso, a ideia é desenvolver nos juízes habilidades e conhecimentos técnicos ligados à prática de proteção pessoal. “Nós pensamos que poderíamos capacitar os magistrados para que eles tivessem mais condições de se autodefender. E os professores foram escolhidos com o máximo de capacidade”, explicou o coronel De Paula.

Esta é a segunda turma de juízes que serão capacitados pela Aesp só este ano de 2019. A primeira edição do Curso de Segurança Pessoal para Magistrado aconteceu em dezembro do ano passado, capacitando 12 juízes, outra turma está prevista para ocorrer no mês de novembro.