Aesp inicia Curso de Tripulante Operacional

17 de outubro de 2019 - 18:11 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta quinta-feira (17), o Curso de Formação de Técnico em Apoio Solo – treinamento, que habilita profissionais de segurança pública para servir na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A capacitação acontece até o próximo dia 31 e conta com a participação de 57 policiais militares do Ceará; três policiais civis do Ceará e dois policiais militares do Estado do Mato Grosso.

Segundo o coordenador do curso, major PM Steici Alencar, que é piloto da Ciopaer, o técnico de apoio solo tem um papel fundamental para o atendimento das multimissões de competência da Ciopaer Ceará, já que são estes os profissionais responsáveis por prestar todo o apoio logístico das operações, incluindo transporte de combustível para o abastecimento das aeronaves e preparação de zona de pouso.

“A função de técnico de apoio ao solo é toda voltada para o apoio terrestre, e é uma das missões mais importantes para que as aeronaves consigam desempenhar suas funções com autonomia, em qualquer local do Estado”, destacou Steici.

De acordo com o Plano de Ação Educacional do curso (PAE), o treinamento terá 116 horas/aula e as instruções serão realizadas na sede da Ciopaer. Além de qualificar os agentes para exercer as atividades de apoio solo, nos termos da legislação específica vigente, a capacitação também visa formar multiplicadores de conhecimento.