Ciopaer e Corpo de Bombeiros atuam no combate a incêndio em vegetação na cidade de Icó

7 de outubro de 2019 - 17:08 # # # # #

Créditos fotos e vídeos: Gustavo Veras/ Wandenberg Belém/Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, nesse fim de semana, uma operação de combate a um incêndio em vegetação, na cidade de Icó – Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21). Durante a ação, que ocorreu em apoio aos trabalhos das guarnições do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), foram utilizados mais de 33 mil litros de água captados de um açude próximo às chamas, na localidade de Sítio Serrota. A operação iniciou na tarde do sábado (5) e durou até o meio da manhã do domingo (6), totalizando nove horas de voo.

O helicóptero empregado foi a Fênix 07, do modelo EC145, da base da Ciopaer no Cariri, que fica na cidade de Juazeiro do Norte (AIS 19). Os profissionais de segurança da Ciopaer utilizaram um equipamento especial denominado Bambi Bucket, que serve como uma espécie de bolsa com capacidade para 900 litros de água. A partir da captação do líquido no reservatório, a aeronave da Coordenadoria realizou 37 lançamentos de água sobre o fogo.

De acordo com a capitã Lívia Marinho da Ciopaer, o intuito de debelar as chamas consistia principalmente em evitar que o fogo atingisse as casas próximas ao local. “A Ciopaer foi acionada por conta da proporção do incêndio, que já durava alguns dias. A situação do local também era propícia ao fogo, por conta da vegetação muito seca e extensa, com temperaturas altas. Então, a nossa intenção foi essa: intensificar os jatos de água próximo aos locais, onde havia um maior risco de atingir as moradias. O que nos ajudou muito foi um açude próximo, que nos dava condições de encher o Bambi Bucket de água e soltar sobre os focos dos incêndios”, destacou.

Segundo o tenente coronel Nijair Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros da AIS 21, os trabalhos de combate ao fogo contaram com militares de diversos batalhões do CBMCE da região e também do apoio de moradores da localidade. “O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luís Eduardo Holanda, montou uma força-tarefa que teve a atuação de quartéis das cidades de Iguatu, Juazeiro do Norte e Crato. Ao todo, mais de 30 pessoas se envolveram no combate ao incêndio”, revela. O oficial destaca ainda que os trabalhos bombeirísticos seguem em andamento na cidade de Icó. “O fogo continua com vários focos e em regiões de difícil acesso. Mas as guarnições continuam no local, até que o fogo seja totalmente debelado”, reforça.

Confira o vídeo: