Bombeiros debelam três incêndios em vegetação em Limoeiro do Norte

20 de setembro de 2019 - 18:27 # #

Ao longo desta quinta-feira (20), a guarnição de serviço da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (2ª Cia/4ºBBM), quartel sediado em Limoeiro do Norte, foi acionada para diversas ocorrências envolvendo incêndio em vegetação, entre elas uma na sede do próprio município, no bairro Cidade Alta, e outras duas na Comunidade de Socorro, no município de Limoeiro do Norte, ambos na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

Para o combate foram utilizadas bombas costais com capacidade de 20 litros de água, sendo reabastecidas algumas vezes, mais abafadores. Além da utilização da técnica de aceiro e treze mil litros de água.

Diferença entre queimada e incêndio

Queimada prescrita ou controlada é uma técnica usada às vezes em gestão de florestas, agriculturas, restauração de pradaria ou projetos de diminuição do gás de efeito estufa. Não se pode esquecer que para praticar a queima é necessário que se faça um planejamento detalhado e cuidadoso, podendo assim, evitar que o fogo saia do controle e provoque um incêndio.

Segundo o Major José Alexandre Silva Júnior, comandante da 2ªCia/4ºBBM, “o incêndio florestal é um fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser provocado de forma natural ou antropológica”. A exposição do ser humano a um incêndio pode causar a morte, normalmente pela inalação de gases, pelos desmaios, ou posteriormente pelas queimaduras graves. Por esses incidentes, é necessário que todos tomem os devidos cuidados para evitar que um incêndio possa acontecer.

Dicas de prevenção

As queimadas são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado. Causar incêndio florestal é um crime ambiental tipificado no Código Florestal.

Sobre o tema sugerimos algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

 Nunca jogar resto de cigarro ainda acesso, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

 Para as pessoas que viajam bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

 Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca, ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça possam iniciar um incêndio florestal;

 Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas e, por isso, não soltá-los é uma maneira de evitá-las;

 Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

 Próximo às estradas e torres de transmissão, o ideal é providenciar uma aceiro (limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.

No Estado do Ceará, a grande maioria dos incêndios em vegetação é por ação humana, onde destes, 69,1% dos incêndios florestais são causados por incendiários, ou seja, intenção de queimar, conforme BATISTA, A.C. e NUNES, J.R.S. (Eds.). Incêndios florestais no Brasil: estado da arte. Curitiba, 2009.